ACRAL lança marca “Produto Algarve”

Produto Algarve 1

A associação empresarial ACRAL apresentou hoje, 13 de março, no Mercado Municipal de Faro uma nova marca destinada a fomentar a valorização dos recursos e produtos endógenos do Algarve.

Denominada “Produto Algarve”, a nova marca assume a forma de marca comunitária certificada, e terá expressão através de um selo criado para aplicação nos produtos certificados.

A marca assenta numa estratégia de valorização dos recursos e produtos criados / produzidos ou transformados na região através do uso de recursos, produtos e técnicas endógenos do Algarve.

“Acrescentar valor aos produtos e recursos algarvios, quer ao nível regional, quer ao nível nacional e internacional, é o objetivo desta marca que vai ser a face mais visível do projeto “Algarve Positivo”, referiu na ocasião Victor Guerreiro, presidente da ACRAL.

O projeto Algarve Positivo representa uma iniciativa transversal a toda a região e aos sectores da economia regional e pretende abranger os agentes económicos e atores fundamentais na geração de valor acrescentado para a economia algarvia.

Produto Algarve 3

Três eixos fundamentais

Co-financiado pelo Programa Operacional Algarve21 (PO Algarve21), assenta em três eixos fundamentais: criação de uma rede ativa de produtores, intermediários e comercializadores de produtos regionais, fomentando a criação de sinergias e a integração e partilha de know-how no ciclo económico; valorização dos produtores e produtos regionais através de um conjunto de ferramentas de comunicação e de informação atualizadas e sustentáveis, garantindo facilidade de acesso à informação por parte de todos, e de uma marca “Produto Algarve” destinada a identificar os produtos e produtores integrados neste sistema de certificação comunitária; criação de um portal web e mobile app, onde constem os produtores regionais, os produtos regionais e as lojas de tradição, de forma a permitir um aceso facilitado de todos os agentes do ciclo económico, do comerciante ao revendedor e ao importador de outros países, até ao consumidor final, às informações sobre quem produz, onde, como e o quê no Algarve. Este portal terá três grandes áreas, uma destinada a produtos e produtores, uma destinada a lojas tradicionais e outra dirigida à exportação.

“O desafio é imenso e estamos no terreno a criar a rede de agentes económicos, desde os produtores até aos distribuidores finais, que permitirá criar o portal e iniciar a implementação do selo Produto Algarve”, disse Victor Guerreiro.

“Temos neste momento uma forte campanha de sensibilização de produtores e intermediários através de sessões de esclarecimento, contactos diretos, showrooms, e workshops que estão a decorrer em todo o Algarve”, referiu ainda o presidente da ACRAL.

Também destacou o facto de o modelo de certificação (marca comunitária) estar “baseado num estudo desenvolvido com recurso a entidades especializadas na área, o que assegura uma ponderação custo/benefício muito positiva, em que a certificação obedece a regras precisas e auditadas por uma entidade externa, mas cujo processo foi simplificado de modo a que os agentes económicos não se afundem em processos de certificação tão complexos que não compensam.”

“A adesão ao Algarve Positivo e à marca Produto Algarve é neste momento gratuita para todos os agentes económicos interessados em participar deste que será o maior e mais visível meio de divulgação dos produtos do Algarve a nível nacional e internacional”, realçou Victor Guerreiro, para quem “a ACRAL fomenta assim condições para que, num horizonte até 2020, se implantem todas as ferramentas e se obtenham ganhos significativos na valorização dos produtos da região”.

logo Produto Algarve

“Queremos todos a bordo deste desafio regional apostado em criar uma marca única e forte para o Algarve, desde o mais pequeno ao maior agente económico, do produtor rural à indústria, em áreas tão diversas como o agroalimentar, comércio, distribuição, restauração, alojamento turístico, tecnologias da informação e comunicação, indústrias criativas, indústria e energia”, sintetizou o responsável da ACRAL.

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