Águas do Algarve é parceira no projeto Water-Mining

A Águas do Algarve é parceira do projeto de inovação e desenvolvimento ‘Water-Mining – Sistemas de gestão de última geração de águas inteligentes: demonstrações em larga escala para uma economia circular e sociedade’, que conta com um orçamento global de 19,1 milhões de euros.

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que sejam eficientes a nível energético para o tratamento de águas residuais urbanas e industriais, bem como para a dessalinização da água do mar, promovendo a produção de materiais com valor de mercado. Contribuirá, assim, segundo explica a empresa Águas do Algarve, para a implementação da diretiva ‘Quadro da Água’ e para a criação de novos modelos de negócio baseados na economia circular neste setor.

O ‘Water-Mining’ tem a duração de quatro anos, decorrerá entre 1 de setembro de 2020 e 31 de agosto de 2024, será coordenado pela Universidade Técnica de Delft (Holanda) e contando com a participação de 38 parceiros europeus dos setores científico – tecnológico e empresarial, público e privado, provenientes de 12 países.

Este é um dos cinco projetos financiados pela União Europeia ao abrigo do programa europeu de inovação e investigação H2020, no tópico CE-SC5-04-2019 – ‘Building a water-smart economy and society’, subtópicos ‘Symbiosis between industry and water utilities’ e ‘Large Scale applications with multiple water users at various relevant scales’.

A Águas do Algarve participará em diversas ações do projeto, no qual se destacam os ensaios que serão realizados numa unidade protótipo na ETAR de Faro-Olhão, que permitirá a reintrodução no mercado de “produtos verdes”, resultantes do tratamento da água residual na ETAR.

Além do desenvolvimento de tecnologias inovadoras e seus ensaios, o projeto contempla a realização de ações direcionadas para o mercado empresarial, em que serão identificadas as várias partes interessadas, tanto a nível político, regulador, técnico – científico como a nível de possíveis utilizadores finais. A Economia Circular é um tema central do projeto, visando a criação de modelos de negócio com colaboração entre produtores/fornecedores e utilizadores finais.

You may also like...

Deixe uma resposta