Águas do Algarve investe 74 milhões

A Águas do Algarve tem previsto um investimento de cerca de 74 milhões de euros no futuro hídrico da região, no âmbito do PO Regional 2030.
No âmbito deste programa três investimentos estão já aprovados, num montante global superior a 32 milhões de euros: a remodelação da ETAR de Paderne e Sistema Elevatório do Purgatório (6,2 milhões), reforço do Abastecimento a Loulé – Reservatório Intermédio (21,8 milhões) e desenvolvimento de um Sistema Inteligente Integrado para a eficiência operacional do abastecimento de água em alta do algarve e modernização, automação e tecnologias imersivas (4,5 milhões).
Estes investimentos refletem uma aposta firme na modernização tecnológica, na eficiência operacional e na resiliência dos sistemas, assegurando que a região continue a dispor de um serviço de excelência, mesmo num contexto de crescente pressão sobre os recursos hídricos.
Reabilitação de Captações Subterrâneas em análise
Ainda no âmbito do PO Regional 2030, a empresa tem em análise a candidatura do reforço da resiliência hídrica através da reabilitação de captações subterrâneas. A situação de seca vivida no Algarve ao longo dos últimos anos tornou essencial reforçar a implementação de medidas de contingência que minimizassem os seus efeitos.
Nesse sentido, foi definido um conjunto de medidas e ações extraordinárias para promoção de uma maior eficiência, poupança e racionalização das reservas de água, por forma a afastar um cenário de rotura do abastecimento público de água para consumo humano na região.
Parte dessas medidas, consistem na reabilitação de captações subterrâneas estratégicas, em vários pontos do Algarve e que servirão para robustecer a capacidade de resposta do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Algarve, em caso de escassez hídrica. O investimento será de 7,7 milhões de euros.
Quatro candidaturas em submissão
A Águas do Algarve está ainda a preparar a submissão de quatro novas candidaturas, num investimento adicional de cerca de 34 milhões de euros e que incluem o reforço da interligação Barlavento/Sotavento, a resiliência e modernização do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Algarve e a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Lagoa, da Mexilhoeira da Carregação e a ligação do Algoz à ETAR Albufeira – Poente.
Segundo a Águas do Algarves, “os investimentos traduzem uma visão integrada e ambiciosa para o futuro da região, onde a inovação tecnológica, a eficiência energética e a proteção dos recursos naturais caminham lado a lado”.





