Albufeira acolhe mostra de cinema universitário em março

Foto: Rui Gregório

De 4 a 13 de março, Albufeira vai transformar-se no palco da sétima arte, nomeadamente na área do cinema  universitário, ao acolher a mostra ‘Sophia Estudante 2022’. Para o efeito, o Município assinou, na passada  quarta-feira, dia 2 de março, um protocolo de colaboração com a Academia Portuguesa de Cinema – Associação  Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas, numa iniciativa que tem por objetivo incentivar e motivar  futuros cineastas, estimular os institutos de ensino e o seu corpo docente e favorecer o debate e a partilha de  experiências, através da presença de diversos especialistas nacionais e internacionais.  

“Esta é uma excelente notícia para Albufeira, uma vez que significa o princípio de um caminho em que estamos a dar os  primeiros passos, no sentido de promover a sétima arte e incentivar as jovens gerações de albufeirenses, incutindo-lhes  o gosto pelo cinema, nomeadamente pelos filmes portugueses”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de  Albufeira. 

Refira-se que os filmes candidatos aos Prémios ‘Sophia Estudante 2022’ foram produzidos, em português, pelos alunos  dos estabelecimentos do ensino superior e técnico durante o ano letivo de 2020/2021. 

José Carlos Rolo, destaca que se trata de uma excelente oportunidade para os jovens do concelho verem o resultado  dos trabalhos desenvolvidos pelos futuros cineastas, assistirem a palestras e terem contacto com realizadores nacionais  e internacionais e, eventualmente, “deixarem-se contagiar pelo fascínio da profissão”. Paralelamente, acrescenta  “Albufeira tem uma excelente centralidade e todas as infraestruturas necessárias para acolher eventos ligados à sétima  arte, naquela que consideramos ser uma aposta clara no desenvolvimento do binómio cultura/turismo”. 

Por sua vez, Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema, agradeceu a confiança do Município em  acolher os Prémios Sophia Estudante, em Albufeira, numa iniciativa que pretende contribuir para a descentralização da  promoção do cinema como veículo cultural. “Espero que este seja o início de uma longa história de um evento que irá  promover Albufeira e a região do Algarve a nível nacional e internacional”, concluiu. 

A apresentação detalhada do programa está agendada para o próximo dia 4 de Março, numa Conferência de Imprensa,  marcada para as 15h00, que irá contar com a presença de vários realizadores de cinema. 

Entretanto, podemos adiantar que o programa, que vai decorrer em Albufeira, de 4 a 13 de março, inclui diversas  masterclasses, exposições, projeções e mesas redondas, subordinadas ao tema ‘A Realização no Cinema’, bem como  debates dedicados ao ‘Cinema Tecnológico’ (cinema do futuro). Peter Webber, o realizador do filme “Rapariga com  Brinco Pérola” é presença confirmada numa das masterclasses. A Gala dos Prémios Sophia 2022 está agendada para o  dia 13 de março, às 15H00, no Auditório Municipal de Albufeira.

You may also like...

Deixe uma resposta