Albufeira aposta na descentralização cultural com ‘Prémios Sophia Estudante’

“Foi uma edição de excelência, com filmes extraordinários de jovens que vão marcar o futuro do cinema português”, aponta José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, a propósito da 11ª edição dos Prémios Sophia Estudante, que se realizam em Albufeira desde 2022, com competições, masterclasses, formação, mostra de cartazes e debates. Este ano, o tema foi ‘O trabalho de ator’. O presidente da Câmara Municipal tem presente a intenção de fazer de Albufeira um polo de acolhimento de eventos culturais de impacto na comunidade.

Neste âmbito, ao longo de uma semana, o Auditório Municipal de Albufeira acolheu para cima de 700 participantes, entre concorrentes, alunos e espetadores, com a possibilidade de visitarem, mesmo ao lado, na Galeria Municipal João Bailote, a exposição dos cartazes desta 11ª edição dos Prémio Sophia Estudante, dos quais, o de Luísa Cardoso, da Escola Superior de Comunicação Social, foi o escolhido para ser a imagem deste ano.

“A realização do Sophia Estudante em Albufeira reforça a descentralização cultural e a importância do Algarve no panorama audiovisual português”, referiu ainda Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema.

Outras ações têm vindo a ser dinamizadas pelo município de Albufeira no campo da cultura, como é o caso do programa Algarve Classic – III Festival de Música Clássica de Albufeira, que decorre desde o ano passado e que ”tem levado mensalmente ao Auditório Municipal uma programação notável”, refere o edil.

No presente ano tivemos em janeiro o espetáculo ‘Storm’, um bailado sobre uma história fictícia com enredo e música do maestro e compositor Armando Mota, com coreografia de Daniel Cardoso, diretor artístico do Quorum Ballet. Em fevereiro, houve um tributo a Ryuichi Sakamoto, um dos mais aclamados compositores do panorama internacional, com a apresentação de uma seleção de obras do disco ‘1996’, interpretadas segundo as partituras originais.

No mês de março, ‘Rem Urasin toca Chopin’, às 19hh00 do dia 22. De renome mundial, Rem Urasin é um exímio intérprete e um verdadeiro embaixador da obra de Chopin.

De resto, Albufeira é um dos pontos de acolhimento do Festival Al-Mutamid desde há 25 edições ininterruptas. No passado dia 8 de fevereiro, o Auditório ficou lotado e cheio de entusiasmo com o espetáculo La Nuba Gharnati, que abriu a itinerância da 25ª edição deste ano.

Entre outras ações, destaca-se ainda a Gala Internacional do Acordeão que se inicia no Auditório Municipal e depois percorre, com diversos intérpretes, as freguesias do concelho. Este ano vai na sua 34ª edição e o seu arranque está marcado para o dia 23 de março, às 19h00, reunindo os acordeonistas André Guerreiro, Duo Kasal – Jorge Alves e Mariline Martins, Francisco Saboia, Peter Maric, Campeão do Mundo de Acordeão e Ricardo Alves.

Protocolos assinados com a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve e a Orquestra do Algarve têm desde a sua formação, garantido regularmente espetáculos no Auditório Municipal, com forte adesão do público.

You may also like...

Deixe um comentário