Albufeira: ‘Cheque do Basket Solidário’ entregue à Associação Alegria de Leste

Foto: Rui Gregório

Este ano, o ‘cheque solidário’ da Festa do Basquetebol em Albufeira, num valor superior a três mil euros,  reverteu a favor da Associação Alegria de Leste, pelo trabalho incansável quanto à ajuda e apoio a todos os  ucranianos e refugiados da guerra. No Salão Nobre, os aplausos foram vibrantes e com satisfação, a organização  – Câmara Municipal de Albufeira e Federação Portuguesa de Basquetebol – ouviram da boca do diretor  executivo da FIBA, Kámil Novak, que apreciou “muito positivamente a organização desta 14.ª Festa do  Basquetebol em Albufeira”. Antes desta cerimónia, foi apresentado o projeto ‘3×3 BasketArt’, a nascer em Vale  Faro, “para trazer não só o basquete como os jovens para a rua”.  

Como representante da Associação Alegria do Leste, foi o reverendo Andry Voukunovyych quem recebeu das mãos do Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, o ‘cheque solidário’ deste ano, no valor de 3.088 euros.

A Associação Alegria de Leste, sedeada em Albufeira, tem-se destacado na região do Algarve pela ajuda e apoio prestado a todos os ucranianos e refugiados da guerra. O valor acumulado resultou da comparticipação de dois euros por parte de todos os elementos que integraram a 14.ª Festa do Basquetebol, organizada pela FPB – Federação Portuguesa de Basquetebol com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira.

O presidente da direção da FPB, Manuel Fernandes, na cerimónia que se realizou ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho, deixou uma mensagem para todos os que contribuíram monetariamente para esta causa: “queremos uma sociedade mais fraterna e mais justa onde possamos evitar situações como aquela em que estamos a viver. Queremos que sintam que estão a fazer algo importante para a sociedade”. A cerimónia foi liderada pelo Executivo da Câmara Municipal, na presença do diretor executivo da FIBA – Federação Internacional de Basquetebol, Kámil Novak, que apreciou “muito positivamente a organização desta 14.ª Festa do Basquetebol em Albufeira”.

Antes desta cerimónia, no jardim de Vale Faro, o vice-presidente da Câmara Municipal, fez a apresentação do novo projeto do município, uma aposta do presidente José Carlos Rolo, o ‘3×3 Basket Art’. Este projeto consta da criação de campos de basquete ao ar livre, de 1.420 metros quadrados, cujo propósito é trazer não só o basquete como os jovens para a rua, de modo a promover a atividade física, o bem-estar e a prática informal da modalidade. “Trata-se de um projeto para todos, com o objetivo de incentivar não só o basquete como também os jovens para a prática desportiva, principalmente depois de todo o cenário pandémico que vivemos que contribuiu para o grande aumento do sedentarismo”, conforme já tinha referido o edil.

You may also like...

Deixe uma resposta