Albufeira é ‘Município Amigo do Desporto 

Foto: Rui Gregório

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu, a 14 de novembro, os representantes dos municípios de Albufeira, Alcácer do Sal, Alcoutim, Almodôvar, Alvito, Castro Marim, Castro Verde, Faro, Figueira do Castelo Rodrigo, Grândola, Lagoa, Lagos, Montemor-O-Novo, Moura, Odemira, Ourique, Portimão, Serpa, Silves, Tavira, Vila Franca de Xira e Vila Real de Santo António, que viram reconhecidas diversas competências correspondentes aos parâmetros exigidos para a atribuição do título ‘Município Amigo do Desporto’.

Na cerimónia, organizada pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto e pela ‘Cidade Social’, foram entregues 27 galardões aos municípios que se “destacaram no desenvolvimento de programas e atividades, cujo pressuposto é de que o desporto e a atividade física são fatores de desenvolvimento do território e da melhoria da qualidade de vida da população”, referiu Pedro Mortágua Soares, responsável nacional do programa ‘Cidade Social’.

Este ano, a Câmara de Albufeira, além de ter recebido o título de ‘Município Amigo do Desporto’, pelo quinto ano consecutivo, foi também distinguido como ‘Autarquia Solidária’ e o presidente da autarquia reiterou a importância destas distinções.

“Este é um dia importante para o reconhecimento do trabalho a favor do desporto”, sublinhou, referindo ainda que “o desporto tem a dimensão social, educativa e permite o desenvolvimento pessoal dos atletas, daí a nossa crescente preocupação em privilegiar a atividade desportiva no concelho”.

Os prémios foram oferecidos a 167 ‘Municípios Amigos do Desporto’ e 50 ‘Autarquias Solidárias’ em todo o país, com base na organização, planeamento e dimensão económica, instalações e organizações desportivas existentes, eventos de atividade física, desportivos e de formação, programas de atividade física e desportivos, estratégias e práticas de promoção da sustentabilidade ecológica e da eficiência energética, práticas de desporto solidário e promoção da ética desportiva e valores, parcerias existentes, realidade desportiva e prática regular de atividade física, cumprimento da legislação e implementação de estratégias de marketing, comunicação e inovação.

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