Albufeira homenageou 200 jovens de mérito na I Gala da Juventude
O Auditório Municipal de Albufeira acolheu, no dia 30 de novembro, a primeira edição da Gala da Juventude de Albufeira, uma iniciativa do Município dinamizada pelo Gabinete da Juventude.
A Gala distinguiu 200 jovens albufeirenses de mérito nas áreas artística, associativa e escolar.
Reconhecimento artístico
Os primeiros jovens a serem homenageados foram os vencedores do Concurso ‘Jovens + Criadores’, uma iniciativa realizada pela primeira vez em Albufeira. O concurso abrangeu as seguintes áreas artísticas: arte digital, escrita, fotografia, ilustração, música, pintura e audiovisual.
Os jovens concorreram em dois escalões: dos 12 aos 17 anos (1.º escalão) e dos 18 aos 35 anos (2.º escalão). O júri do concurso selecionou os vencedores, que receberam prémios monetários no valor de 500 euros (1.º prémio, do 1.º escalão) e 1000 euros (1.º prémio, do 2.º escalão).
Reconhecimento associativo
Seguiu-se a atribuição do Prémio – Reconhecimento Associativo. Os jovens foram indicados pelas diferentes associações desportivas, culturais e entidades na área social pelo facto de reunirem um conjunto de características de personalidade que evidenciam um elevado sentido de comunidade, defesa da ética no âmbito associativo, bem como de excelentes competências a nível comunicacional e emocional.
Reconhecimento escolar
Depois das associações foi atribuído o Prémio – Reconhecimento de Mérito Escolar aos alunos dos vários agrupamentos de escolas do concelho, nomeadamente ao nível do 2.º e do 3.º ciclos e Secundária. Estes alunos, com médias a partir de 4,5 (2.º e 3.º ciclo) e 18 (ensino secundário), foram indicados devido ao seu mérito escolar pelas respetivas escolas de origem.
Atuações musicais
A Gala contou, ainda, com as atuações de duas duplas de músicos albufeirenses muito talentosos: Quiassaca & Wavy e NAIRA.
Reflexões dos autarcas
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destacou o trabalho, empenho e dedicação dos jovens, tendo afirmado que “ser vencedor não é vencer sempre: é não parar de lutar!”.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, com a responsabilidade do pelouro da Juventude, Cristiano Cabrita, realçou que o concurso Jovens + Criadores “foi uma forma inovadora de o Município reconhecer os nossos jovens”.