Albufeira inaugura Complexo para a Causa Animal no Dia do Município
A inauguração do Complexo Municipal para a Causa Animal (Canil, Parque Canino e Cemitério para Animais) foi um dos momentos marcantes do Dia do Munícipio de Albufeira, comemorado a 20 deste mês.
A câmara realça que esta infraestrutura pretende “dar continuidade à estratégia iniciada com a construção do Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira”. A construção do equipamento envolveu um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, sendo criado um “complexo de edifícios que permitam a recolha e alojamento condigno de animais, com vista a fazer face ao crescimento de animais abandonados e errantes no concelho”.
O Canil, que custou quase 667 mil euros, é constituído por cinco módulos e tem capacidade máxima prevista para 120 animais.
Quanto ao Parque Canino, que envolveu um investimento superior a 190 mil euros, é um espaço dotado de equipamentos de divertimento e exercício para cães, nomeadamente slalom, ponte, rampa, balouço, anel, túnel e mesas para pausa para que os animais se possam exercitar em liberdade e segurança.
No que se refere ao Cemitério para Animais, a autarquia diz que “é uma infraestrutura que pretende colmatar uma lacuna existente no concelho, contribuindo para um maior conforto dos donos/tutores dos animais de estimação, na altura da sua despedida”. A obra envolveu um investimento de cerca de 237 mil euros.
Entretanto, de forma a dar resposta à recolha e transporte de animais, o município adquiriu uma viatura para funcionar como veículo de socorro animal, num investimento que quase 95 mil euros, que “pretende dotar o concelho e os serviços médicos e veterinários de uma viatura polivalente que permita garantir o transporte de animais em grande número, a prestação imediata de assistência básica em simultâneo com o transporte, cuidados de saúde em situação de calamidade, desenvolvimento de campanhas anuais de vacinação em condições de higiene e segurança e o transporte digno de animais do local de recolha para o Centro de Bem-Estar Animal e deste para as clínicas e outros locais que se revele necessário”.
José Carlos Rolo, presidente da câmara, realçou a importância da construção do equipamento que “vem possibilitar que os donos e respetivos animais usufruam responsavelmente deste espaço”.
O Dia do Município ficou ainda marcado pela inauguração da instalação artística “Mar Novo” de Ana Leonor Rocha e da exposição “Barcos de Pesca” de David Guerreiro, no Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa, e pela apresentação do programa de Fim de Ano 2024-2025, na praia dos Pescadores, que arrancou com o descerramento do fotopoint do X do Albufeira Carpe Nox 2025 – a partir de agora, o fotopoint vai estar na praia, à entrada do areal, para quem quiser fazer uma foto para mais tarde recordar.
Destaque ainda para o concerto comemorativo do Dia do Município com Miguel Araújo e que contou com a participação especial de Bárbara Tinoco e António Zambujo.