Albufeira promove curso de primeiros socorros animais
“O Município de Albufeira gosta de animais. Temos que minimizar esse drama que é o de um animal em situação de risco ou de perigo de vida”, defendeu José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal sexta-feira, dia 3 de maio, na receção dos 12 formandos do curso de “Primeiros Socorros Animais”, promovido pelo Município e a decorrer ao longo de todo o dia nos Bombeiros Voluntário de Albufeira.
A ação visa dotar todos aqueles que lidam com animais de técnicas e procedimentos corretos. Por isso, o Município convidou diversas entidades a frequentarem a formação, a decorrer na sexta-feira e no próximo dia 17 de maio, como a Cruz Vermelha, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, a Proteção Civil do Município e diversas associações ligadas aos animais, como a Associação Pata Ativa e a Associação Pravi, o Centro de Bem Estar Animal, a Luságua e Juntas de Freguesia.
O curso decorre nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Albufeira (BVA) e a vereadora responsável por esta área, Cláudia Guedelha referiu que esta ação decorre de um forte investimento que o Município está a fazer na área do bem estar animal, “no sentido de promover e educar para a promoção do respeito pelos animais e pelas atitudes corretas em caso de necessidade de socorro”.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Martins Rolo, foi perentório. “O Município de Albufeira gosta de animais. Temos que minimizar esse drama que é o de um animal em situação de risco ou de perigo de vida. Estamos a sensibilizar um conjuntos de entidades e associações de defesa dos direitos dos animais, bem como outros sectores e refiro nomeadamente o importante papel que têm tido os funcionários dos Serviços de Limpeza Urbana, que apoiam no transporte de muitos animais e que são igualmente pessoas que estão sensibilizadas para estas causas; mas queremos fazer mais, porque urge fazer-se muito mais”.
O autarca frisou ser esta ação nova na sociedade portuguesa e é a primeira vez que acontece no Município de Albufeira. “Estamos ainda a dar os primeiros passos nesta matéria, mas o Município gosta de animais e vai continuar a lutar contra diversas barreiras que existem, quer as de mentalidade, quer as burocráticas, quer legais”.