Albufeira promoveu-se na principal feira de turismo francesa

Albufeira participou, entre 3 e 5 de outubro, na IFTM Top Resa, a principal feira de turismo organizada no mercado francês, através de uma parceria entre o Município de Albufeira e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira. No certame, estiveram presentes 170 destinos, 1400 marcas e cerca de 30 mil profissionais de turismo.

O concelho de Albufeira esteve representado num stand que ocupou uma área de 18 m² e contou com várias representações, entre as quais oito empresas locais: Details Hotels & Resorts, Apartamentos do Parque, The Prime Energyze, AP Hotels, MGM Muthu Hotels, Algarexperience, 3HB e Edifício Albufeira. Ao longo de três dias, foi possível desenvolver um conjunto alargado de contactos comerciais e institucionais com diversos agentes do setor.

A delegação de Albufeira contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, o qual desenvolveu vários contactos institucionais promovidos pela Cívica, a Associação de Autarcas de Origem Portuguesa em França que mantém uma parceria com o município há já vários anos. Para o autarca “esta parceria com a Cívica tem sido muito relevante para a partilha de experiências com autarcas de outras latitudes, com forte ligação a Portugal, mas também no contexto da afirmação de Albufeira como destino turístico de eleição para o mercado francês”.

A ação inseriu-se no âmbito do Plano de Atividades da APAL aprovado para 2013, que visa concretizar uma ação consertada entre município, agência e setor privado, para promover Albufeira de forma integrada nos mercados nacional e internacional.

Desidério Silva, presidente da Direção da APAL, fez também parte da comitiva, tendo destacado “o crescente interesse do mercado francês por Albufeira, como provam os números dos últimos anos, o que justifica a nossa presença neste certame numa conjugação de esforços que nos permita valorizar ao máximo os recursos investidos, promovendo o destino e gerando negócio para as empresas do concelho.”

Segundo o Relatório Fluxos Turísticos para Portugal, em 2022, França posicionou-se como o 4.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal, aferido pelo indicador dormidas (quota 9,3%), tendo ocupado o 3.º lugar para o indicador hóspedes (quota 10,3%). No mesmo ano, houve um acréscimo nas receitas turísticas na ordem dos 48,2% face a 2021, que se situaram em 2,9 mil milhões de euros, posicionando-se no 2.º lugar com uma quota de 13,7%. No indicador dormidas, com 24,1%, o Algarve absorve cerca de 1/4 do total desta procura, sendo o segundo principal destino nacional dos turistas provenientes de França, apenas superado pela Área Metropolitana de Lisboa com 31,7%.

You may also like...

Deixe um comentário