Aldeia de Paderne volta a viajar até ao tempo medieval
A aldeia de Paderne, no interior do concelho de Albufeira, volta a viajar no tempo durante quatro dias, de 29 de dezembro a 1 de janeiro de 2024, com o Paderne Medieval.
O evento, que integra a programação de Fim de Ano do município, recria o contexto histórico e etnográfico do século XIV, nomeadamente a cerimónia da entrega da Carta de Doação do Castelo de Paderne por D. Dinis à Ordem de Avis.
Durante estes quatro dias, a aldeia de Paderne estará repleta de atividades e atrações, que levarão os visitantes a experienciarem como era a vida quotidiana de uma aldeia no período medieval.
Dança, música, encenações alusivas à época, comidas e bebidas, artes e ofícios, torneios de armas a cavalo, um cortejo histórico e muito mais irão animar as ruas e ruelas da aldeia.
No dia 29 de dezembro, o evento terá início às 15h00, com a abertura do mercado e arruada dos trovadores/arautos. O ponto alto deste primeiro dia está programado para as 16h00, com o Cortejo Régio pelas ruas do Burgo.
Nos restantes dias, o programa inclui bailes e folias, leilão de escravos, torneios de armas, teatro de fogo e esgrima, festejos e folguedos, comeres e beberes nas tabernas da Feira, acolhimento de peregrinos e muito mais.
A entrada no Paderne Medieval tem um custo diário de 1,50 euros e de 2,00 euros, no recinto onde decorrem os Torneios de Armas a Cavalo.