Algarve acolhe Taça de Portugal do desporto canino

Alguns dos melhores exemplares nacionais de cães de pastor belga malinois, pastor alemão e boxers colocarão à prova inteligência, destreza, olfacto, agilidade e coragem em estreita harmonia com os seus condutores e treinadores, a 22 e 23 de fevereiro, com a Taça de Portugal IGP.

Esta é a primeira vez que o Algarve acolhe este evento, uma modalidade de desporto canino que testa de forma exigente cães e os seus condutores em três disciplinas: pistagem, obediência e proteção. Este género de «triatlo canino» tem como intuito testar a estabilidade mental, resistência, coragem, destreza física e mental, a capacidade de discriminação olfativa, vontade de trabalhar, bem como a capacidade e qualidade de treino do cão.

Esta prova é organizada pelo Clube Português de Canicultura com o apoio da Iron Dog Algarve e regem-se pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacional (FCI). Em cada uma das três disciplinas, o binómio (cão-condutor) inicia a competição com 100 pontos (300 no total) que vão sendo progressivamente ‘descontados’ consoante os erros ou falhas cometidos ao longo da prova. Para que o binómio se qualifique, deverá conseguir um mínimo de 70 pontos em cada uma das disciplinas.

A competição inicia-se no sábado dia 22 de fevereiro, às 8h15, com a disciplina de pistagem nos terrenos da Quinta do Mel, concelho de Albufeira, e prosseguem pela tarde com os treinos de adaptação no campo número 2 do Estádio do Algarve, entre as 14h00 e as 17h30.

Às 20h00 realiza-se o jantar anual de convívio entre os participantes no restaurante da Quinta do Mel. No domingo, a competição recomeça uma vez mais no campo número 2 do estádio do Algarve, às 8h30, com a disciplina de obediência e prosseguem à tarde com a disciplina de defesa. A cerimónia de entrega dos prémios está prevista para decorrer por cerca das 17h00.

O evento da Taça de Portugal de IGP serve sobretudo para apurar o Campeão Nacional de 2020, o vencedor da Taça, e atribui os prémios de Melhor Pista, Melhor Obediência e Melhor Defesa em competição, o título de Rookie do Ano, o Prémio de Raça, e serve de selectiva para apurar os melhores binómios para representar Portugal no Campeonato do Mundo de IGP da FCI, que este ano se realiza em Apeldoorn, na Holanda.

O evento contará ainda com testes de sociabilidade (TS) e BH (Begleithund). O teste de sociabilidade (TS) consiste numa prova composta por um conjunto de exercícios que pretendem aferir o bom temperamento e carácter de um cão, bem como a sua capacidade para viver em sociedade. Já o teste de BH (Begleithund) consiste num exame reconhecido internacionalmente onde se privilegia, acima de tudo, o controle do condutor sobre o seu cão, através da execução de um conjunto de exercícios de obediência bem como a sua sociabilização através de interações com pessoas e outros cães.

As provas contarão com dois juízes portugueses, Júlio Silva e Cláudia Miranda. O evento é de entrada é livre, conta com a empresa TIBI nutrição animal enquanto principal patrocinador, e a organização espera atrair bastante público para promover e divulgar a modalidade ainda mais na zona do sul, a qual conta com apenas um binómio a competir em prova. Os interessados podem contactar por telefone (966092964) ou visitar as páginas online (www.facebook.com/irondogalgarve ou https://iporciportugal.wordpress.com/) para obter mais informações.

You may also like...

Deixe um comentário