Algarve apresenta propostas de Natal para todos

Um pouco por toda a região, de Barlavento a Sotavento, a magia do Natal faz com que as autarquias promovam uma programação completa nesta quadra. Música, pistas de gelo, animação diária, espetáculos e mercados são algumas das sugestões para as famílias nesta época, sobretudo para os mais novos.

‘Albufeira Natal’ é referência na quadra festiva
O evento regressa à cidade, de novo, com aquele que é o maior Mercado de Natal do concelho, e que se realiza entre 15 e 23 de dezembro, na baixa da cidade.

Assim, o Largo Engenheiro Duarte Pacheco transforma-se numa verdadeira ‘Aldeia Natal’, com várias personagens a interagirem com os visitantes. Durante estes dias de festa, o Pai Natal instala a sua casa neste espaço e recebe os mais novos para que lhe digam quais são os seus desejos. Há, ainda, uma pista de gelo e insufláveis.

As bancas do Mercado de Natal estarão repletas de produtos, das meias de lã, aos doces tradicionais e peças criadas por artesãos da região que são algumas propostas de prendas para familiares e amigos. Entre a oferta gastronómica encontram-se as azevias, coscorões, rabanadas, bolos e doces confecionados à base de mel, frutos secos e gila, bem como os vinhos e licores.

Por sua vez, as academias artísticas, associações culturais e desportivas do concelho, enchem o espaço com animação diversificada, cânticos e espetáculos.

A grande novidade deste ano será a criação de espaços para crianças dos três aos oito anos, alusiva ao filme ‘Frozen II’, mas onde não vão faltar também ícones da ‘Lego’, e um outro pavilhão destinado a crianças mais velhas, sob o tema da ‘Marvel Mission’, onde são atribuídas diferentes missões, que têm que ser ultrapassadas pelos participantes.

Os que preferirem podem optar pela ‘Escape Room’, um jogo de fuga, com sala dos enigmas ou dos puzzles. Este é um jogo em que uma equipa descobre pistas, resolve um puzzle e realiza várias tarefas, com o objetivo de conseguir sair do local.

O evento ‘Albufeira Natal’ abre no dia 15 às 16h00 e encerra às 22h00. De segunda a sexta-feira, o recinto do Mercado está aberto das 16h00 às 21h00, enquanto aos sábados funciona das 11h00 às 22h00 e, no domingo, dia 17, das 11h00 às 21h00.

‘Portimão, Um Sonho de Natal’
A cidade volta a transformar-se numa vila natalícia, até ao Dia de Reis, com uma Fábrica do Pai Natal, um presépio em tamanho real, no Largo da Mó, uma Casa do Pai Natal, na Praça Manuel Teixeira Gomes, um mercadinho, no Jardim 1º de Dezembro, e uma pista de gelo, um ‘planetário imersivo’ e um palco para espetáculos, na Alameda.

O mercadinho está a ser dinamizado pela associação Marginália, estando instaladas dez pequenas ‘casas’ de madeira, ocupadas por artesãos ou empresários locais, no Jardim em frente ao Teatro Municipal.

A cidade acolhe ainda desfiles temáticos aos sábados, nas principais artérias do centro, mas também em Alvor, no dia 17 de dezembro, e na Mexilhoeira Grande, no dia 19. Já na Alameda, meia centena de espetáculos têm colocado em palco, desde dia 1, quer artistas locais, quer alguns de renome internacional.

A programação de ‘Um Sonho de Natal’ pode ser consultada online (portimaosonhodenatal.pt).

Pista de gelo em Lagoa
No Largo do Auditório Municipal Carlos do Carmo está instalada uma Praça Natal, até 30 de dezembro, que será o epicentro destas celebrações no concelho. Integra uma pista de gelo natural, carrosséis, a Casa do Pai Natal, espetáculos de animação para as crianças e para seniores, mas também espetáculos musicais que são do agrado de todos.

O recinto está a funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 14h00 e as 19h00, aos sábados das 10h00 às 21h00 e aos domingos das 10h00 às 19h00. Às sextas-feiras, às 15h30, haverá espetáculos para a comunidade sénior, aos sábados, às 18h00, momentos musicais, e aos domingos, às 15h30, a animação é para o público infantil. A entrada no recinto é gratuita, bem como a utilização dos carrosséis e da pista de gelo.

Nos dias 15, 16 e 17 de dezembro decorre a Feira de Natal na Praia do Carvoeiro, junto à Ermida da Nossa Senhora da Encarnação, e a de Estômbar, no Jardim Municipal. Já nos dias 21, 22 e 23 é a vez do Parchal.

Lagoa recebe também mais uma edição das ‘Estátuas Vivas’, no dia 15, entre as 14h30 e as 17h30, e no dia 16, entre as 10h00 e as 13h00, na Rua 25 de Abril.

Está ainda previsto no Auditório Municipal Carlos do Carmo o concerto de Natal da Orquestra de Jazz do Algarve, no dia 16 de dezembro, às 19h00.

Lagos tem ‘Aldeia Natal’
Até 6 de janeiro, Lagos assinala esta época do ano com uma programação variada. Por um lado, a Praça do Infante recebe, até dia 24, a ‘Aldeia Natal’, composta por Casa do Pai Natal, mercadinho, pista e rampa de gelo ecológica, comboio, pinturas faciais, malabaristas, ‘photospots’ e diversões infantis.

Haverá animação nas ruas do centro histórico e no Mercado da Avenida, nos dias 16 e 17 de dezembro, entre as 11h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 17h00. Também o Armazém Regimental é o espaço escolhido para os espetáculos ‘Pai Natal e os Duendes’, às 15h00, e ‘Os Piratas Salvam o Natal’, às 18h00, nos dias 16, 17 e 23. No mesmo espaço, e nos mesmos dias, mas às 16h30, está prevista a leitura de contos natalícios, com Márcia Gamito. Atua ainda o Coro Infantojuvenil do Grupo Coral de Lagos, no dia 16 de dezembro, às 17h00, naquele equipamento.

Até 13 de janeiro, de terça-feira a sábado, o presépio de José Cortes estará exposto no Centro Cultural de Lagos.

Vila Real de Santo António celebra com ‘Vila Natal’
Na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António, não faltarão a Casa do Pai Natal, divertimentos infantis, mostras desportivas, degustações culinárias e uma pista de gelo. Todos os dias, das 10h00 e as 19h00, com entrada livre, há um apelo ao imaginário com espetáculos de música e dança, artesanato, gastronomia e oficinas.

O espaço terá ainda uma Feirinha de Natal com uma área dedicada à doçaria, além das habituais Mostras de Artesanato.

Já em 2024, no dia 5 de janeiro, às 11h30, a Vila Natal recebe, como vem sendo tradição, a visita dos Reis Magos de Ayamonte. A iniciativa insere-se na programação da Eurocidade do Guadiana, fortalecendo os laços e tradições com Espanha.

Outro dos pontos altos das celebrações da quadra é o Presépio Gigante de Vila Real de Santo António, instalado no Centro Cultural António Aleixo. A estrutura pode ser vista até dia 7 de janeiro e conta com mais de 5800 figuras.

Sustentabilidade dá mote a Natal em Loulé
Este ano, os polos de animação nas três principais localidades do concelho têm algumas novidades. Em Loulé, a ‘Aldeia dos Sonhos’ estende-se pela Cerca do Convento, onde ficará instalada uma pista de gelo ecológica e uma rampa de boias, pelos Claustros, onde ficará o apeadeiro do comboio de Natal, pelo Largo Afonso III, que permitirá a prática de arborismo, e pelo Largo de São Francisco, que este ano receberá um carrossel.
As fanfarras com os ritmos natalícios, a música, os animadores, a decoração e luzes, as banquinhas com gastronomia, o chocolate quente e o vinho quente com especiarias, criam um ambiente inspirado nos mercados de Natal do norte da Europa nesta época.

A ‘Aldeia dos Sonhos’ funciona ao sábado, das 10h30 às 19h00, e de terça a sexta-feira, bem como ao domingo, das 14h30 às 19h00. O espaço encerra à segunda-feira.

No concelho, o Natal também se celebra à beira-mar e, em Quarteira, apesar do cenário diferente, as propostas são várias. Na Praça Natal (Praça do Mar) e na Rua Natal (Rua Vasco da Gama), há mercadinhos e momentos de animação com grupos de música e dança.

Já em Almancil, o espírito festivo é festejado no Jardim das Comunidades, um ponto de encontro de diferentes gerações e nacionalidades.
Para a construção destes espaços, a Câmara de Loulé apostou na utilização de materiais reciclados, bem como na reutilização de alguns elementos de anos anteriores.

You may also like...

Deixe um comentário