Algarve reforça capacidade de monitorização meteorológica com novo radar
O Algarve recebeu um novo radar meteorológico, instalado na Serra do Caldeirão, em Loulé. O equipamento, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), permite melhorar a monitorização e previsão meteorológica na região, contribuindo para a salvaguarda de vidas e bens, proteção ambiental e economia nacional.
Constituído por tecnologia de polarização dupla, o aparelho possibilite uma melhor discriminação entre os diversos tipos de partículas atmosféricas, como chuva, neve, granizo e outros fenómenos. Significa que é possível obter imagens meteorológicas mais precisas e detalhadas, o que é essencial para a previsão de fenómenos meteorológicos extremos, como chuvas intensas, tempestades e incêndios florestais.
Com o novo radar, o Algarve passa a contar com uma rede de cinco radares meteorológicos, que cobrem toda a região. A rede é operada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e disponibiliza imagens meteorológicas em tempo real ao público, através do website do IPMA.
Além do radar meteorológico, o Algarve também recebeu, no âmbito do mesmo projeto, duas estações meteorológicas, dois detetores de raios e um novo sistema de processamento de dados de raios.
O IPMA prevê completar a Rede Nacional de Radares Meteorológicos, durante o corrente ano, com novos radares nos Açores, em São Miguel (Pico Santos de Cima) e nas Flores (Morro Alto).