Alunos da Universidade do Algarve vencem concurso ‘eco-friendly’
Um grupo de alunos do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve venceu o concurso ‘ERP Eco Sustainability Award’ lançado pela ‘ERP Portugal’.
O desafio foi lançado aos estudantes do Ensino Superior e consistiu na criação de um ‘Depositrão’ inovador e inviolável construído com materiais reciclados ou recicláveis para a recolha de resíduos, ao qual se devia juntar uma peça de comunicação para a sua promoção junto dos cidadãos.
“Ao aderir a esta ideia vimos que não era só realizar uma simples recolha seletiva de resíduos elétricos, mas também ajudar na gestão dos mesmos, diminuindo os impactos no ambiente”, conta Raphael Jório, um dos alunos participantes no projeto, acrescentando que “a união do design, cor, criatividade e tecnologia irão incentivar as pessoas a fazerem o certo: reciclar os resíduos elétricos.
Este mecanismo tinha de conter três compartimentos, um para os equipamentos elétricos e eletrónicos sem potencial de serem reutilizados, outro para os que ainda possam ser reutilizados e um terceiro para pilhas.
A nível nacional, os três grupos vencedores do ‘ERP Eco Sustainability Award’ foram a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve. Cada um receberá um prémio monetário no valor de três mil euros.