Antiga lota de Alvor está a ser requalificada

Os trabalhos de requalificação da antiga lota de Alvor já estão a decorrer, numa intervenção que custa cerca de 230 mil euros.

A Câmara Municipal de Portimão decidiu, desta forma, restaurar, conservar e dinamizar o edifício, junto à Ria de Alvor, para valorizar o património que representa a identidade da vila piscatória. 

“A intervenção em curso passa pela recuperação das antigas bancadas do peixe e dos pilares de ferro, sendo também substituídos todos os materiais de alvenaria e a cobertura, que se encontrava degradada, de forma a permitir que este espaço emblemático contribua para a perpetuação dos conhecimentos e transmissão de saberes da comunidade local, ligada ao mar e à pesca”, defende a autarquia.

Esta valorização é concretizada a par da intervenção no Salva-vidas de Alvor, que fica a escassos metros da antiga lota e que, em breve, será transformado num centro interpretativo, numa lógica de dinamização e de reforço da oferta turística.  

É neste âmbito que está prevista a integração de memórias e histórias da pesca e da comercialização do pescado em lota, hábitos gastronómicos e de consumo locais, dando ainda a conhecer a envolvente paisagem ribeirinha, que valorize o património natural e biodiversidade.

Também fazem parte dos planos municipais “integrar a antiga lota e zona envolvente nos circuitos turísticos relacionados com o património cultural e de natureza, sustentabilidade marítima, piscatória e ambiental ou com o ecoturismo, sendo criadas condições para pequenos passeios comentados pela Ria de Alvor sobre temas da sua história e vivências, ou centrados na rica biodiversidade local”, conclui a autarquia.

You may also like...

Deixe uma resposta