António Miguel Pina preside à AMAL
O presidente da Câmara Municipal de Olhão António Miguel Pina é o novo líder da AMAL, Comunidade Intermunicipal, que reúne todos os municípios do Algarve, tendo a eleição decorrido na reunião ordinária do Conselho Intermunicipal daquela entidade, que decorreu na quinta-feira, 31 de outubro, em Faro.
Neste desafio, que agora assume, António Pina pretende reforçar o trabalho feito até ao momento, sobretudo em áreas que afirmem a AMAL enquanto Autoridade Regional de Transportes, na promoção da mobilidade na região, na gestão do Programa de Apoio à Redução Tarifária e a descarbonização dos transportes. A efetiva implementação do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas e o setor da saúde serão outras das bandeiras deste mandato.
António Pina apresentou uma proposta, que foi aprovada por unanimidade, de atribuição de um Voto de Louvor a Jorge Botelho, antigo presidente da AMAL e responsável pelo município de Tavira, que assumiu as funções de secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, também na semana passada.
A AMAL continuará a afirmar uma visão para a região do Algarve e a projetar-se como entidade regional de referência, defende aquela entidade.
O agora presidente da AMAL António Miguel Ventura Pina nasceu em Olhão a 28 de outubro de 1975, concluiu a licenciatura em Economia em 1997 e a pós-graduação em Finanças Empresárias em 2001 na Universidade do Algarve.
Ingressa no mercado de trabalho no IFADAP durante três anos. Seguem-se sete anos na AMAL, onde desempenhou funções de chefia em vários projetos, destacando-se o Protalgarve e Projeto Interreg III. Foi vogal do Conselho de Administração no Hospital Central de Faro durante três anos.
Na Câmara Municipal de Olhão foi vereador no mandato de 2005 a 2009, vice-presidente de 2009 a 2013 e presidente até à data. Esteve na génese e foi cofundador da Empresa Municipal Ambiolhão, onde desempenha há seis anos o cargo de presidente do Conselho de Administração. É também presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Fesnima.
É administrador da Sociedade Polis. Foi vogal da Comissão Executiva da Região de Turismo do Algarve. Nas Águas do Algarve foi vogal do Conselho de Administração durante dois anos, sendo agora o presidente do Conselho Fiscal.