Artechique junta artesanato e sabores

artechique-e1472659677339

A vila de Monchique acolhe de 2 a 4 de setembro a 12ª Artechique – Feira de Artesanato e Sabores, que chama ao Largo dos Chorões mais um conjunto diversificado de peças de artesanato produzidas pelo saber ancestral das mãos serranas e que ainda hoje definem a expressão singular da identidade e da memória afetiva monchiquenses.

Para além das cadeiras de tesoura ou de tabua, a cestaria e trabalhos em verga, as colheres de pau, as bolsinhas de retalhos, as bonecas de trapo, rendas antigas, enchidos, doçaria, compotas e doces caseiros, mel e medronho, entre outros, os visitantes poderão conhecer novos produtos e novos conceitos de artesanato onde a identidade da tradição se alia à autenticidade da inovação.

A propósito, foi ontem inaugurado o Centro de Artes e Ofícios de Monchique, espaço que visa concentrar um conjunto de iniciativas dedicadas à promoção, divulgação e transmissão de conhecimento e saberes relacionados com o que de melhor e mais genuíno é produzido na zona desde tempos imemoriáveis.

A Junta de Freguesia de Monchique, promotora do projeto, prevê que, em parceria com os artesãos e associações locais, possam funcionar no Centro, ao longo de todo o ano, uma série de atividades que incluem a realização de ateliês de bordados ou de costura, ‘workshops’ e ações de formação, entre outros.

Quanto ao programa da feira, contempla um conjunto de atividades de animação e recreação. Em destaque, estarão o sempre disputado torneio de “3 Setes”, o torneio de petanca, jogos tradicionais e o já habitual Encontro de Acordeonistas neste domingo, pelas 16h00. Haverá ainda a realização do jogo do burro, um concurso de montagem de cadeiras de tesoura, a também já habitual caminhada solidária, dedicada a apoiar quem mais necessita, e uma aula de zumba aberta à população, para além da tradicional animação de rua e espetáculos musicais à noite.

A 27ª Artechique é uma organização da Junta de Freguesia local, com a colaboração do Município e das associações de cultura e recreio, podendo er visitada entre as 10h00 e as 23h00 deste sábado, e das 10h00 às 20h00 amanhã, 4 de setembro.

You may also like...

Deixe um comentário