Autarquia de Albufeira concede apoio a 27 entidades desportivas do concelho
O Município de Albufeira assinou, no dia 5 de setembro, contratos-programa com 27 entidades desportivas do concelho.
Estes documentos definem os termos de apoio às entidades desportivas do concelho não só em termos financeiros, mas também na logística, transportes e instalações. Face aos resultados obtidos positivos das estruturas desportivas os critérios foram valorizados, o que permitiu atingir um montante superior a um milhão de euros.
“Quem não tem amigos e familiares num clube desportivo, não avalia bem o peso que este apoio significa na vida dos atletas e das estruturas que o apoiam”, referiu, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.
“Albufeira é, geograficamente, um concelho pequeno, mas é grande no desporto”, disse José Carlos Rolo no momento em que se dirigiu aos responsáveis pelas associações e clubes e atletas individuais, que se deslocaram ao Salão Nobre dos Paços do Concelho para assinar os contratos.
Neste ato, foram contempladas 27 entidades, com o objetivo de apoiar o trabalho dos clubes na promoção do desporto, quer ao nível da formação e ocupação dos tempos livres dos jovens, quer da vertente competitiva.
Os contratos programa agora assinados foram com as seguintes associações e clubes: Imortal Desportivo Clube; Clube de Patinagem de Albufeira; Academia Desportiva e Cultural Praia da Falésia; Albufeira Futsal Clube; Associação LUEL – Arte em Movimento, Albufeira Surf Clube; Atlético Clube de Albufeira; Imortal Basket Clube; Clube de Basquete de Albufeira, ARPA – Associação Recreativa de Patinagem de Albufeira; Clube Artes Marciais de Albufeira; Clube Desportivo Areias de São João; Futebol Clube Ferreiras; Guia Futebol Clube; Padernense Clube, Karate Clube Albufeira.
Foram, ainda, assinados contratos com atletas a título individual do desporto motorizado, nomeadamente, com Renato Mendes, Miguel Romão, António Correia, Kevin Saraiva, Vasco Tintim, Francisco Barreto e João Luís.
Os valores são atribuídos em função de critérios previamente fixados pelo Município, que têm por base os seguintes indicadores: número de atletas federados, total de praticantes, número de modalidades desportivas, escalões e nível competitivo, número de treinadores e grau de formação e os resultados desportivos alcançados durante o último ano.
No total, estes 20 clubes desenvolvem no seu conjunto mais de 25 diferentes modalidades, abrangendo 3610 atletas, dos quais 2692 são federados, orientados por quase duas centenas de formadores e envolvendo na comunidade mais de 2 mil associados.