Balcão Único de Lagoa vai às freguesias para ajudar população

O Balcão Único já está mais perto dos cidadãos com o programa ‘Lagoa + Próximo’, implementado desde segunda-feira, dia 10. A intenção é facilitar a relação entre a Câmara Municipal e a população, por isso, agora o cidadão já não terá de se deslocar a Lagoa para tratar de serviços de âmbito municipal.

Mediante uma marcação prévia, já será possível ser atendido nas instalações da Junta de Freguesia da área de residência por uma funcionária do Balcão Único Municipal.

Este serviço descentralizado estará disponível durante todas as semanas, consoante uma escala. Assim, à segunda estará em Ferragudo, à terça na União das Freguesias de Estômbar e Parchal, à quarta na União das Freguesias de Estômbar e Parchal, à quinta na União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro e às sextas-feiras na Junta de Freguesia de Porches, entre as 9h30 e as 12h00.

Este serviço será assegurado pelas funcionárias do Balcão Único e permitirá que o munícipe pague a fatura de água, as taxas de ocupação de via pública e de publicidade, a habitação social, submeta a candidatura ao Programa de Apoio à Natalidade ou do Apoio ao Arrendamento, entre outros serviços, na sede da Junta onde reside.

A Câmara Municipal de Lagoa alerta, contudo, para o facto de os serviços online continuarem a ser o canal de interação privilegiado para a realização de qualquer serviço, sobretudo os relacionados com o ordenamento do território e urbanismo, que, ao abrigo da norma para submissão exclusiva dos processos em suporte digital, deverão continuar a sensibilização para a submissão através dos serviços online.

“É muito importante estarmos próximos dos munícipes e reforçarmos a relação que já existe. Queremos chegar a todos e este programa será um grande passo para atingirmos esse objetivo”, considera Luís Encarnação, presidente da Câmara.

O Programa ‘Lagoa + Próximo’ é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder), aprovado pelo Programa Operacional CRESC Algarve, que tem como objetivo melhorar a relação entre a autarquia e os munícipes, através de uma forte aposta na transformação digital dos serviços do município e do reforço da capacidade e eficiência administrativa, assim como da acessibilidade das pessoas à administração local.

Este projeto foi criado pela autarquia para dar resposta às prioridades da administração local do concelho.

Corporizam-no um conjunto de investimentos na área das tecnologias da informação e comunicação que consistem na renovação e modernização do site da autarquia, tornando-o mais funcional, acessível e intuitivo. Pretende ainda oferecer mais serviços online e, por outro lado, desmaterializar e o incentivar a utilização destas tecnologias.

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