Biblioteca Municipal de Portimão celebra Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de abril, dá o mote para três iniciativas na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes que conciliam a narração oral, em prosa e verso, com a música e a animação.

O primeiro momento, marcado para as 15h00, será a sessão a solo com concertina intitulada ‘Contatininhas’, na qual Luís Carmelo contará e cantará histórias que exploram o verso e a prosa.

Às 18h00, começam as ‘Histórias na areia – O Último Inverno’, pelas vozes de Fernando Guerreiro e de Pilar Puyana, que revelarão como em cada grão de areia há uma história guardada.

Segundo a organização, este é um espetáculo “de narração oral, animação de areia e música que inclui momentos surpreendentes, nos quais são criados ambientes e instantes únicos, a partir de um conto original de Pilar Puyana e com banda sonora original de Elísio Donas, dos Ornatos Violeta, e Jorge Benvinda, dos Virgem Suta”.

Por fim, a partir das 21h00, Luís Carmelo e Pilar Puyana apresentarão uma sessão de contos que junta narrativas do ‘arco da velha’, fábulas do tempo em que os animais falavam e também lendas de terras distantes e próximas, histórias de amor, de ódio, de sonhos e desencontros.

Celebrado desde 1996 por decisão da Unesco, o Dia Mundial do Livro é assinalado a 23 de abril com base na tradição catalã, segundo a qual os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebiam em troca um livro, testemunho das suas heroicas aventuras. Mais tarde, passou a ser a data que comemora, de igual forma, os direitos de autor. 

You may also like...

Deixe uma resposta