Biblioteca Municipal Lídia Jorge celebra 19.º aniversário com performance poética
A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, celebra o seu 19.º aniversário no próximo sábado, dia 16 de dezembro, com a apresentação da performance poética ‘Amor ou Sanidade?’.
O espetáculo, com início às 19h00, é uma criação de Sofia Brito, Guilherme Limão e Vilma Keuchguerian, e promete levar o público a uma viagem através dos sentidos, das sensações e das emoções humanas.
A performance integra música acústica e eletrónica, e conta com textos originais de Sofia Brito. O foco está nas sensações físicas provocadas propositadamente pela ambiência dos sons e o discurso, que abordam temas de carácter social.
A festa encerra com o tradicional corte do bolo de aniversário e todos os participantes a cantarem os parabéns.
A Biblioteca Lídia Jorge é um importante polo cultural do concelho de Albufeira, com um vasto acervo de livros, filmes e outros materiais. Conta atualmente com 13 966 leitores inscritos, 125 367 livros em catálogo e 125 367 empréstimos efetuados.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destaca a importância do livro como instrumento de transmissão de conhecimentos, promotor de valores e facilitador do sonho. “A BMA, para além de ser um equipamento municipal vocacionado para a promoção de hábitos de leitura, é um espaço onde decorrem exposições, apresentação de livros, pequenos concertos, seminários, workshops e programas de ocupação dos tempos livres dos mais pequeninos”, refere.
Exposições permanentes
A BMA, enquanto espaço multicultural, acolhe duas exposições permanentes: a tapeçaria ‘Algarvensis’, de Vanessa Barragão, e a instalação ‘Andar a pé no fundo do mar’, de Jorge Cabrita Matias.