Bombeiros de Albufeira recebem potente motobomba
A Câmara de Albufeira entregou há dias uma motobomba de elevada capacidade aos Bombeiros Voluntários locais, sendo esta uma das seis que a edilidade pretende adquirir com o objetivo de reforçar a capacidade dos serviços municipais e da corporação para intervir em caso de cheias ou inundações.
Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, marcou presença no ato de entrega e falou com o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, José Carlos Rolo, e pelo comandante Abel Zua, tendo sido na ocasião sublinhada a importância que constitui o elevado caudal da nova motobomba, para utilização em operações de proteção e socorro, que impliquem uma grande capacidade de bombagem.
O equipamento, designado de Super Betsy, tem capacidade de bombagem de 1800 litros por minuto, autonomia de 65 horas e aspira resíduos sólidos até 100mm de espessura, o que permite atuar em caso de acidente grave relacionado com cheias e inundações, mas também no abastecimento de água a veículos e outros equipamentos de combate a incêndio a partir de fonte natural ou artificial.
“Este equipamento possui caraterísticas especiais, é único no país, e vem permitir-nos dar uma resposta efetiva em situações que resultem de quadros meteorológicos adversos, como são as cheias e inundações”, referiu na oportunidade José Carlos Rolo.
INVESTIMENTO SUPERIOR A 240 MIL EUROS
Além desta motobomba, a autarquia encontra-se a adquirir mais cinco equipamentos semelhantes, num investimento superior a 240 mil euros, que irão ser utilizados no sistema de manutenção preventivo e corretivo da rede geral de águas residuais domésticas e pluviais, na limpeza da estacada- cais da praia dos Pescadores e do emissário da praia do Peneco.
“O investimento surge no âmbito dos objetivos estratégicos de proteção civil, que abrangem o reforço da capacidade dos serviços municipais e dos Bombeiros Voluntários para intervenção em situações de intempérie”, destacou Carlos Silva e Sousa, explicando que está também a avançar o projeto de construção de uma estação elevatória na praia dos Pescadores, bem como o plano de drenagem da cidade. “Estamos a fazer todos os esforços possíveis para que os trágicos acontecimentos de novembro de 2015 não se voltem a repetir neste momento, aproveitando e repondo ao máximo a capacidade das infraestruturas existentes”, assegurou.
As bombas possuem baixo nível de ruído, autonomia de funcionamento superior a 48 horas, elevada capacidade de bombagem e aspiram sólidos até 100 mm de espessura. Os seis equipamentos permitem sugar um total de 1840 metros cúbicos de água por hora.