Bombeiros de Albufeira têm novo comando

Os Bombeiros de Albufeira viram renovado o seu comando, no dia 10 de março, num processo de continuidade e estabilidade, em que o segundo comandante Rui Miguel Sequeira Fernandes, em exercício desde 2014, assume as funções de comandante do Corpo de Bombeiros.  

O novo responsável é licenciado em geografia, pela Universidade de Coimbra, e possui sólidos conhecimentos nas áreas da proteção civil, segurança, ambiente, planeamento e ordenamento do território, enumera a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Possui ainda uma vasta formação na área da proteção e socorro, realçando-se três pós-graduações, uma das quais em gestão de emergências, na Escola Nacional de Bombeiros (ENB), outra em segurança interna, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, e outra em sistemas de informação geográfica, na Universidade do Algarve.

É também formador externo da ENB, na área de coordenação de proteção civil, formador de suporte básico de vida com Desfibrilhador Automático Externo (DAE), certificado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), e técnico credenciado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), para a realização de inspeções no âmbito da segurança contra incêndios em edifícios.

Conta, por sua vez, com uma vasta experiência nos teatros de operações mais complexos, que ocorreram na região e no país, como são exemplos o tornado de Silves, em 2012, o acidente com autocarro na A22, em 2015, as cheias em Albufeira, em 2015, os incêndios rurais de Pedrogão Grande, em 2017, os de Monchique, em 2018, o da Pernadeira, em 2021, o de Gambelas, em 2022, e o de Odemira, em 2023, bem como o de âmbito internacional, das cheias que tiveram lugar em Valência, na Espanha, em 2024.

“Reconhecendo o valor dos operacionais que compõem a equipa dos Bombeiros de Albufeira, e dando continuidade ao projeto de desenvolvimento em curso, aceita o desafio e afirma estar disponível e empenhar-se para uma grande causa: Servir a Comunidade”, refere a Associação em nota de imprensa.

Nesta cerimónia, tomou também posse o adjunto de comando Milton Rodrigues, como segundo comandante, que antes exercia as funções de adjunto de comando, desde 2016. É licenciado em gestão da segurança, emergência e proteção civil, pelo Instituto Universitário Atlântica.  

Possui o título profissional de técnico superior de segurança no trabalho emitido pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e o título de diretor de segurança emitido pela Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP). Tem, ainda, a competência profissional para o exercício da funções de Coordenação de Proteção Civil, é formador externo da ENB, na especialidade de combate em incêndios urbanos e industriais e é formador de suporte básico de vida com DAE, certificado pelo INEM.

Entre a diversa e relevante formação na área da proteção e socorro, a Associação Humanitária destacam ainda os cursos em ‘Operações aéreas na supressão de incêndios rurais’ e de ‘Reconhecimento e avaliação da situação em incêndios rurais’.

You may also like...

Deixe um comentário