‘Brumas e Brisas: Entre o Belo e o Sublime’ é inaugurada a 12 de abril na Casa Manuel Teixeira Gomes

A nova exposição de fotografia ‘Brumas e Brisas: Entre o Belo e o Sublime’, de Pedro Poucochinho, é inaugurada no dia 12 de abril, às 16h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes. E a escolha do local não é um acaso, porque a mostra surge também como uma homenagem ao patrono da Casa, o ilustre portimonense Manuel Teixeira Gomes, ex-Presidente da República, conhecido escritor e apreciador das paisagens.
Não se esgota, porém, nessa circunstância, pois, ao mesmo tempo, desafia o visitante a refletir sobre a estética, através da perspetiva kantiana, num jogo de perceção onde a bruma e a brisa filtram a luz, esbatem formas e evocam a tensão entre o Belo e o Sublime.
“Há imagens que nos chamam pelo que revelam. Outras, pelo que escondem. Nesta exposição, a luz não se impõe. Esbate-se, dissolve-se, torna-se difusa. As primeiras fotografias apresentam-nos um instante de equilíbrio: cor e ausência dela, o visível e esquecido”, descreve Pedro Poucochinho.
“À medida que avançamos, a nitidez dá lugar ao mistério, e o olhar é convidado a atravessar camadas de bruma e nevoeiro, onde a forma se dilui e a realidade se torna quase tátil na sua ausência”, acrescenta quase como se estivesse a “guiar” o visitante por este conjunto de fotografias que estarão expostas até 31 de maio.
Citando Kant, que afirmava “que o Belo nos conforta, enquanto o Sublime nos desafia”, o autor aponta para a frágil fronteira existente entre as brisas que se insinuam e as sombras que hesitam.
Mas afinal o que será belo quando a luz se dispersa ou o que é que é sublime quando o horizonte se dissolve? “O nevoeiro não apaga, sugere. A brisa não esconde, transporta. E talvez, no espaço entre o que vemos e o que imaginamos, resida a verdadeira imagem”, afirma.
A exposição, composta por imagens exclusivamente captadas e editadas através de um telemóvel, poderá ser visitada até 31 de maio, de terça-feira a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, e ao sábado, das 14h00 às 17h00.