Câmara de Loulé e Vítor Aleixo distinguidos nos Prémios ODSlocal

O Município de Loulé recebeu um Prémio ODSlocal, na subcategoria “Boa Prática Individual 2024”, devido à iniciativa “Semana do Clima”. O presidente da autarquia, Vítor Aleixo, foi distinguido com o Galardão de Mérito “Plataforma ODSlocal’24″.

A cerimónia teve lugar em Pombal, na passada sexta-feira, durante a “Conferência ODSlocal ‘24: Partilhar Experiências, Transformar Futuros”. Os Prémios ODSlocal visam distinguir boas práticas municipais que demonstraram ter um impacto positivo no terreno, pela capacidade de inspiração e pelo elevado potencial de replicabilidade.

Segundo o júri destes prémios, uma dessas boas práticas, mapeadas no Portal ODSlocal, e que tem um impacto particularmente positivo para a concretização das metas dos ODS, é a “Semana do Clima” do Município de Loulé. Trata-se de uma iniciativa de capacitação e sensibilização ambiental e para a ação climática, composta por um conjunto diversificado de atividades, dirigidas a diferentes públicos-alvo.

Loulé foi premiado nesta categoria juntamente com os Municípios de Águeda e do Seixal, tendo ainda sido atribuída uma menção honrosa nesta subcategoria aos Municípios de Lousada e de Pombal.

Neste momento, no Município de Loulé já se encontram mapeadas 144 boas práticas municipais e 89 projetos locais, estando também disponível a informação de 277 indicadores, refere a câmara.

Este ano a Conferência ODSlocal’24 inaugurou o Galardão de Mérito “Plataforma ODSlocal’24” que foi atribuído ao presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, pelo “papel muito importante na concretização, na defesa de tudo o que tem a ver com a Agenda 2030 e os vários ODS”, conforme referido pelo coordenador da Plataforma ODSlocal, João Ferrão.

Ainda receberam este galardão Carolina Mendonça, coordenadora da Açores DMO, e Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor e presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Recorde-se que a Plataforma ODSlocal é uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa) e a 2adapt, e conta com o apoio da Fundação “la Caixa”.

You may also like...

Deixe um comentário