Loulé reforça proteção civil regional com novos equipamentos
As comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, no concelho de Loulé, decorreram no sábado, 1 de março, e contaram com a participação de António Costa, primeiro-ministro, e Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna.
Em Loulé e Quarteira, foram inaugurados dois equipamentos de proteção civil, um deles é o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, junto à Zona Industrial da cidade e, o outro é a Base de Apoio Logístico, em Quarteira.
O Comando Regional tem monitorização permanente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, e é o centro nevrálgico das operações de emergência, proteção e socorro do Algarve.
Esta infraestrutura integra a ‘Cidadela da Segurança e Proteção Civil’ onde se encontram outros equipamentos de âmbito regional, tirando partido da centralidade de Loulé e das acessibilidades, como a A22 e o Aeroporto Internacional de Faro.
A poucos quilómetros desta zona, em Quarteira, foi também inaugurada a Base de Apoio Logístico (BAL), uma estrutura de reserva logística regional constituída para apoio e suporte direto ao desenvolvimento e sustentação das operações de proteção e socorro, em especial os meios de reforço nacionais e internacionais, desde o alojamento à alimentação.
António Costa referiu que este é “um excelente exemplo da articulação tripartida entre a Autoridade Nacional, o Município de Loulé e a União Europeia”.
O governante enalteceu a importância dos dois equipamentos, sobretudo, numa altura em que “o processo das alterações climáticas tem vindo a criar novos riscos e a agravar riscos pré-existentes”.
Acrescentou ainda que o Algarve “é uma das regiões mais expostas aos riscos das alterações climáticas, como a erosão costeira, seca e aumento do risco de incêndio”.
Por sua vez, Eduardo Cabrita, que tutela a Administração Interna, falou das especificidades da região em que a segurança faz toda a diferença, já que constitui não só um “elemento essencial de coesão social e territorial, mas também um fator essencial de competitividade, de atração de turistas e de investimento e fator de identidade”.