Câmara de Silves distingue atletas, personalidades e instituições no Dia do Município
A Câmara Municipal de Silves assinala o ‘Dia do Município’ na próxima segunda-feira, 2 de setembro, com as cerimónias solenes desse dia a decorrer no Castelo, a partir das 19h00, e que incluirão a entrega de Distinções de Mérito Municipal a personalidades e instituições do concelho, bem como uma homenagem aos atletas do concelho.
Esta homenagem permitirá destacar os praticantes de atividades desportivas que ao longo do último ano se sagraram campeões em diferentes modalidades. As Distinções de Mérito Municipal serão atribuídas a personalidades e instituições que, com o intuito da prossecução do bem comum, contribuíram para o engrandecimento e dignificação do município.
A autarquia entregará Distinções Municipais ao Silves Futebol Clube e Escola Secundária de Silves (Prémio Instituição), José Inácio da Costa Martins, Capitão de Abril, e António Estrela, Resistente Antifascista, dirigente do PCP, corticeiro, comerciante, ambas numa homenagem póstuma, José António Correia Viola, resistente antifascista, autarca, ex-presidente da Câmara Municipal de Silves, e Vitor José Cabrita Neto, resistente antifascista, político, ex-secretário de Estado do Turismo, dirigente associativo (Prémio Intervenção Cívica).
Teodomiro Cabrita Neto, historiador, professor, jornalista, dramaturgo, ensaísta, e João Manuel Rocha de Sousa, artista plástico, professor, crítico de arte, escritor, receberão o Prémio Arte e Cultura.
Rodrigo Gomes, licenciado em Escultura pela Universidade de Évora, pós-graduado em Arte Sonora e mestre em Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, receberá o Prémio Jovem Revelação. Tem formação em Design de Comunicação Multimédia, que tirou na ETIC Algarve e foi o vencedor da segunda Edição do Prémio Sonae Media Arte, 2017 com o projeto Estivador de Imagens.
A atividade terminará com um concerto, a partir das 21h00, em que atuarão a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense e o músico Rogério Charraz e os Irrevogáveis.
O dia 3 de setembro assinala a data em que se completam 830 anos sobre a conquista da cidade, ocorrida em 1189, sob o comando do Rei D. Sancho I.