Carpe Nox, Rui Veloso e Solrir marcam fim de ano em Albufeira
Albufeira volta, este ano, a ser o centro de todas as atenções na noite de passagem de ano, com um conjunto de iniciativas que prometem um ‘réveilon’ em grande. Depois do sucesso da edição de 2020, onde 180 mil pessoas assistiram a um espetáculo inesquecível no areal da Praia dos Pescadores, o ‘Albufeira Carpe Nox 2023’ volta para animar a última noite do ano.
No palco estará ainda Rui Veloso, num concerto único, com um alinhamento preparado, de propósito para esta grande celebração. O ‘pai do Rock Português’ recorda os 30 anos de carreira e junta o seu talento a Tatanka para uma performance inédita, com duetos impossíveis de imitar.
A contagem decrescente para as 00h00, começa no palco com uma composição musical do DJ Gualter, complementada com um momento piromusical aquático e uma coregrafia aérea de Skydive com luz e pirotecnia, inédito na Europa.
“Estivemos dois anos sem poder potenciar um dos nossos maiores cartazes turísticos, devido à pandemia, mas regressamos para manter e reavivar este que é um destino conhecido nesta altura do ano, nacional e internacionalmente”, refere o presidente da Câmara Municipal José Carlos Rolo.
O autarca salienta que, “quando se atinge um determinado nível de qualidade e atratividade, é difícil mantê-lo, mas seguramente que isso vai acontecer”. José Carlos Rolo apelou aos comerciantes para não deixarem as suas casas às escuras nessa noite, a fim de que a cidade seja um símbolo do bom acolhimento.
Mais do que uma noite
À semelhança dos últimos anos, o programa da passagem de ano será bem mais vasto e começa a 29 de dezembro, com o tradicional Paderne Medieval.
A recentemente classificada como ‘Aldeia de Portugal’ é palco pela 14ª vez de uma viagem no tempo, entre 29 de dezembro e 1 de janeiro. O centro antigo de Paderne será convertido num cenário do século XIV, com um mercado tradicional, arruadas musicais, cortejos, teatros de fogo, leilões, concertos, recriações históricas, demonstrações de artes e ofícios e comidas medievais. O evento será transmitido em direto na TVI no programa ‘Somos Portugal’.
O festival humorístico Solrir regressa, de igual forma, para o adeus a 2022. Vasco Correia, Luís Filipe Borges e António Raminhos abrem o festival no dia 30, seguindo-se, no dia 1, Hugo Sousa e Abdias Melo, o famoso humorista brasileiro, que ganhou destaque em Portugal depois de uma entrevista no aeroporto Humberto Delgado, é um dos cabeças de cartaz do festival que acontece no Palácio de Congressos, nos Salgados, de 30 de dezembro a 1 de janeiro, sempre às 21h30.