Cataplana leva gastronomia algarvia além-fronteiras

Cataplana de bivalves_creditos Telma Verissimo

O livro de receitas “Cataplana Algarvia: Tradições e Recriações” acaba de ser editado em português, castelhano e inglês para levar a cataplana e a gastronomia do Algarve além-fronteiras em mais de 40 receitas.

A obra reúne 30 confeções do litoral, barrocal e serra algarvia e 13 da autoria de chefes de cozinha convidados e faz parte do projeto Cataplana Algarvia, criado para revelar os segredos do utensílio e da confeção deste prato da cozinha regional.

Promovido em parceria pela Tertúlia Algarvia, pela RTA e pela Associação Turismo do Algarve, o projeto desenvolveu conteúdos e promoveu experiências no país e no estrangeiro nos últimos dois anos, contando, para o efeito, com o financiamento do Programa Operacional Algarve 21.

As receitas coligidas honram os ingredientes tipicamente algarvios, incluindo peixes e mariscos do litoral, carnes e legumes do barrocal ou caça e ervas aromáticas da serra.

A cataplana, recipiente característico, originalmente em cobre ou latão, formada por duas partes côncavas que se fecham sobre si de forma estanque, tem raízes ligadas à influência árabe do Norte de África que, durante mais de 500 anos, marcou a identidade histórico-cultural do Algarve.

A publicação pode ser descarregada gratuitamente no sítio da Internet dedicado ao ícone da cozinha regional, http://cataplanalgarvia.pt, e no portal promocional da Região de Turismo do Algarve (RTA), em www.visitalgarve.pt.

You may also like...

Deixe um comentário