Cavalo lusitano vai ser homenageado na ‘Gala Equestre Algarve — Albufeira 2023’

A primeira edição da Gala Equestre Algarve – Albufeira 2023 vai decorrer na Marina de Albufeira, de 27 de julho a 21 de setembro.

O evento inclui cinco espetáculos que visam, para além da fruição da elegância da relação entre os humanos e os animais, homenagear o Cavalo Lusitano.

O primeiro momento equestre acontece já na próxima quinta-feira, 27 de julho, às 21h30. As atuações seguintes estão agendadas para os dias 10 e 24 de agosto e 7 e 21 de setembro.  

Segundo os especialistas em arte equestre, o cavalo lusitano é o mais antigo cavalo de sela do mundo. Autenticamente portuguesa, esta raça estabelece relações com o ser humano aproximadamente há cerca de cinco mil anos, sendo os seus ancestrais comuns aos das raças Sorraia e Árabe. 

José Carlos Rolo, presidente da autarquia, sublinha, citado em nota de imprensa, que “esta é uma iniciativa que promove a cultura equestre, funcionando, de igual modo, como promotora de Albufeira enquanto destino turístico que oferece atividades diversificadas e a pensar em todos os públicos, numa época do ano em que o concelho está repleto de turistas de todo o mundo”. 

Em cada um dos cinco espetáculos, haverá a apresentação de exercícios de equitação clássica, coreografias executadas por cavaleiros e cavalos de alta escola exclusivamente do Algarve, acompanhados por música, como se de um ballet se tratasse. Os cavaleiros utilizam traje de gala e selas à  portuguesa. De igual modo, os artistas, músicos e bailarinos participantes são todos da região algarvia. 

As cinco sessões da Gala Equestre Algarve – Albufeira 2023 são de entrada livre. 

You may also like...

Deixe uma resposta