Cerca de 1900 crianças brincaram no Centro de Congressos do Arade

O Dia Mundial da Criança foi comemorado pela Câmara de Lagoa no Centro de Congressos do Arade, no Parchal, com a participação de cerca de 1.900 alunos das escolas e miúdos das instituições particulares de solidariedade social do concelho.

De 1 a 4 de junho, houve animação de rua com insufláveis, palhaços modeladores de balões, pinturas faciais, ateliês diversos, exposições de inspiração ambientalista e a construção de um farol com aplicação de rolhas de cortiça pintadas, sensibilizando para a temática adotada pelo Município de Lagoa para o ano de 2017 – ‘Património, olhar o passado, rumo ao futuro’.

A 1 e 2 de junho, o auditório do Centro de Congressos recebeu o espetáculo de teatro ‘Frozen – O Reino do Gelo’ com salas cheias. À saída, foi oferecido a todos os alunos e professores o livro ‘ReciclArte – ideias para criares e reciclares todo o ano’, de Ana Nobre.

ENTREGA DE PRÉMIOS

No dia 1, decorreu a cerimónia de entrega dos prémios – no âmbito das iniciativas culturais da Rede de Bibliotecas de Lagoa com o apoio da Câmara Municipal – constituídos por um certificado e conjunto de livros didáticos. Foram contemplados os vencedores das diversas áreas do Concurso Literário das Escolas de Lagoa/2017, dirigido aos alunos do Ensino Básico e Secundário e que consiste na realização de um texto narrativo inédito, tendo como objetivos desenvolver competências na área da escrita criativa, promover o gosto e o hábito da leitura e da escrita e incentivar o interesse pela cultura e tradições locais. Também os melhores participantes no concurso de ilustração Na Rota da Arte foram distinguidos.

O programa da Festa da Criança incluiu ainda filmes ao ar livre e um espetáculo musical com Sónia Araújo, tendo encerrado no dia 4 com a ‘Aventura de Fossegrim no Rio Arade’, no âmbito do Projeto Artes-Educação Tales from the Sea promovido pela Câmara de Lagoa numa produção e direção artística da responsabilidade da Academia de Música de Lagos – Conservatório de Música de Lagoa, desenvolvido junto de cerca de 200 crianças, educadores e pessoal operacional dos jardins de Infância da rede pública do concelho do Agrupamento de Escolas Rio Arade (Estômbar, Mexilhoeira da Carregação, Parchal e Ferragudo), durante o ano letivo de 2016/2017.

You may also like...

Deixe uma resposta