Cerca de 200 alunos do Algarve aprenderam sobre a importância da água e os riscos da seca
A Universidade do Algarve recebeu, esta terça-feira, dia 5 de dezembro, cerca de 200 alunos do 3.º ciclo de escolas do Algarve para participarem numa ação de sensibilização sobre recursos hídricos.
A sessão contou com apresentações, dança, quizzes e música, mas sobretudo momentos interativos com forte participação dos jovens. Os alunos aprenderam sobre a origem da água, a sua importância para a vida na terra, os riscos e ameaças da sua escassez e da seca severa no atual contexto de alterações climáticas.
A abertura contou com um filme sobre o valor da água. Em seguida, os alunos participaram de atividades dinamizadas por Manuela Moreira da Silva, docente da UALG, e Cristina Veiga-Pires, coordenadora científica do aspirante Geoparque.
Os alunos puderam mostrar o seu conhecimento sobre a origem da água que chega às nossas torneiras. Também aprenderam sobre o valor direto e indireto do seu consumo de água e quanto custam as suas escolhas, seja em termos de hábitos de limpeza, higiene, alimentação ou vestuário.
Numa incursão pelo tema da água e da Natureza no Algarve, Cristina Veiga-Pires falou da importância do Geoparque Algarvensis para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Ela explicou que o território do Geoparque já foi mar na sua totalidade e que a água teve e tem uma importância na criação da própria paisagem.
O final da sessão foi preenchido pela apresentação dos trabalhos realizados pelas turmas de Loulé, Silves e Albufeira. Os alunos apresentaram vídeos criativos e posters sobre o mote ‘Como evito o desperdício de água no meu dia-a-dia’ ou ‘A água e os ecossistemas naturais no Algarve’.
Os pequenos gestos do quotidiano, como fechar a torneira enquanto se lava os dentes, lavar os carros com baldes em vez de mangueira ou reutilizar a água que sobra da cozedura de ovos para regar plantas, foram algumas das ideias e sugestões retratadas pelos alunos.
Também os responsáveis técnicos das três autarquias presentes encorajaram os jovens a ser embaixadores da mensagem sobre a importância da água.