Cerca de 700 crianças e jovens de Lagos participam no programa ‘Viver o Verão’
O programa de ocupação de tempos livres (OTL) para crianças e jovens do município de Lagos iniciou esta semana, contando com diversas atividades ao longo das férias de verão.
Com mais de vinte anos de existência, este programa promovido pela autarquia visa desenvolver competências pessoais e sociais, incentivar hábitos de vida saudáveis, estimular as capacidades criativas e educar para a cidadania, permitindo também ocupar as crianças num período de maior fluxo no Algarve em que os seus encarregados de educação se mantêm a trabalhar. Entre iniciativas lúdico-pedagógicas e desportivas e saídas de campo que irão decorrer nos meses de julho e agosto, as atividades decorrerão na cidade e nos núcleos de Bensafrim e Barão de São João, Luz e Odiáxere.
São cerca de 700 crianças e jovens – distribuídos entre minis (6 aos 13 anos), juniores (14 e 15 anos) e monitores (jovens com idades entre os 16 e os 29 anos) – que participam nesta nova edição em que o período destinado às crianças volta a ser mensal. A acompanhar os pequenos participantes e a equipa de técnicos do projeto, mais de uma centena de jovens monitores irão assegurar a segurança das crianças no decorrer das atividades e saídas para o exterior, podendo também optar por colaborar no Serviço de Promoção Ambiental em campanhas de sensibilização nas praias ou com o Serviço de Apoio à Família da autarquia.
Outra novidade desta edição de 2023 passa pela implementação do projeto piloto ‘Viver o Verão +IN’, uma componente do programa de OTL destinado a crianças com necessidades específicas, que decorre entre 21 de agosto e 1 de setembro, com a participação de monitores a frequentar licenciatura na área das terapias de reabilitação.