Ciclo de Concertos da Artis XXI chega às igrejas do concelho de Lagoa

in Lagoa Informa nº164


Uma oferta cultural de qualidade e descentralizada é uma das particularidades da 3º edição do Ciclo de Concertos Artis XXI, evento que decorre durante o mês de outubro e tem o apoio da Câmara Municipal de Lagoa. A novidade deste ano é a realização dos espetáculos nas diversas igrejas do concelho, permitindo assim levar a música de câmara a novos espaços e a novos públicos.

O ciclo começou a 8 de outubro, com um concerto na Igreja de Ferragudo, protagonizado pelo Quarteto D’Arco. O próximo realiza-se já esta sexta-feira, dia 15, na Igreja Matriz de Estômbar, às 19h00. ‘À Luz da Saudade’ é o nome do espetáculo que conta com a soprano Patrycia Gabriel e Ana Castanhito na harpa. “A primeira parte inclui música francesa e as palavras perfumadas dos poetas daquele país. Na segunda, será homenageada a herança portuguesa, com canções e poemas que falam de saudade”, diz a associação.

Porches e Mexilhoeira
Na sexta-feira seguinte, a 22 de outubro, é a vez da Igreja Matriz de Porches, receber o ciclo com o espetáculo Concertango, de flauta transversal e guitarra, numa dualidade de sons que se completam. Por um lado, o timbre doce da flauta explora as melodias, por outro, a guitarra transmite a harmonia. No programa apresentado, interpretado pela flautista Rute Gomes e pelo guitarrista João Mendes, será possível ouvir a abordagem destes intérpretes ao repertório para flauta e guitarra do século XX e XXI.

No dia seguinte, dia 23 de outubro, a Igreja da Mexilhoeira da Carregação é palco de ‘Encontros’, com o Quarteto de Guitarras Concordis, composto por Eudoro Grade, Rui Gama, Jorge Pires, Pedro Rufino.

Parchal e Lagoa
A Igreja do Parchal recebe, a 24 de outubro, o quinto concerto deste ciclo, com o título ‘Sons da Guitarra Portuguesa’, com Mariana Martins e João Vaz. O evento fecha a 29, na Igreja Matriz de Lagoa com o espetáculo ‘De Berlioz a Messiaen – um século de canção’, com Beatriz Miranda (mezzo-soprano), João Pedro Cabral (tenor) e Daniel Godinho (piano). Do romantismo francês ao modernismo de Debussy, Ravel, Poulenc e Messiaen, esta seleção de canções e duetos aborda também alguns dos temas mais recorrentes como o amor, a mitologia, a natureza e o exotismo.

Os dias dos espetáculos contam ainda com um ensaio comentado para as escolas e com concertos pedagógicos, de forma a que os jovens tenham oportunidade de assistir, contribuindo assim para a formação de públicos.

You may also like...

Deixe um comentário