Cidades de Portimão e Lagoa escolhidas para organizar Jogos do Mediterrâneo de Praia em 2027
Portimão e Lagoa foram as cidades escolhidas para organizar a 4.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo de Praia, marcada para 2027.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve saúda, em nota de imprensa, o empenho conjunto dos dois municípios, protagonizado pelos presidentes Isilda Gomes e Luís Encarnação, respetivamente, que permitirá acolher este evento.
Esta escolha surge na sequência da decisão, por aclamação, da Assembleia Geral (AG) do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (CIJM), reunida em Heraklion, na ilha grega de Creta, na sexta-feira, dia 8 de setembro.
A candidatura de Portimão-Lagoa 2027 foi apresentada na AG do CIJM pelo secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP). José Manuel Araújo sublinhou como principais vantagens as “muito boas áreas das praias” e o “bom número de hotéis”, permitindo que a maioria das deslocações possa ser realizadas a pé, aliadas à “tradição na organização de grandes eventos internacionais”, à acessibilidade ao aeroporto de Faro, ao “programa desportivo sólido” e ao apoio das federações desportivas nacionais.
A organização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia levará a Portimão e a Lagoa, entre 11 e 18 de setembro de 2027, atletas dos 26 Comités Olímpicos Nacionais que atualmente compõem o CIJM, para participarem nas modalidades de andebol, canoagem (mar), futebol, karaté (kata), luta, natação (águas abertas), remo (sprint), ténis, vela (iQFoil e Fórmula Kite) e voleibol.
Os locais de competição serão nas Praias da Rocha e Alvor (Portimão) e na Praia Grande de Ferragudo (Lagoa), bem como no estuário do Rio Arade, que une os dois concelhos.