Conferência em Loulé recorda obra de Duarte Pacheco
Realiza-se no próximo dia 16 de março, sábado, pelas 15h00, mais um ‘O Documento que se segue’ no Arquivo Municipal de Loulé. Desta vez, a conferencista Sandra Vaz Costa irá apresentar o tema ‘O País a Régua e Esquadro: Urbanismo, Arquitetura e Memória na Obra Pública de Duarte Pacheco’.
A obra pública de Duarte Pacheco tem início em 1925 e decorre até 1943, data da sua morte. Considerando o seu modo de atuação e identificando o seu método de trabalho em áreas tão distintas quanto a direção do Instituto Superior Técnico, a gestão da Câmara Municipal de Lisboa, o Ministério da instrução pública e o Ministério das Obras Públicas e Comunicações, a obra de Duarte Pacheco surge numa nova perspetiva, possível através da recolha de uma inédita parcela de informação que clarifica no tempo e no modo, os serviços e os agentes que, num espaço de dezoito anos, modificaram a paisagem do país.
Sandra Vaz Costa é doutorada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é investigadora integrada do ARTIS-FLUL, Instituto de História da Arte da mesma Faculdade e técnica Superior da Direção-Geral do Património Cultural.
Autora e coautora de livros e artigos científicos nacionais e internacionais no âmbito da História da Arte, da Arquitetura, das Cidades e da Instituições, desenvolve investigação no âmbito do Território, Desenho Urbano e Produção Arquitetónica Portuguesa dos séculos XIX e XX.
Desempenhou funções docentes na Faculdade de Letras de 2009 a 2011 como assistente convidada e como formadora de técnicos superiores do IPPAR de 2003 a 2007.
No desempenho das suas funções técnicas desenvolve e coordena ações de investigação, salvaguarda e divulgação do património cultural português tais como curadoria de exposições, estudos, edições, encontros científicos e comunicações.
A iniciativa tem entrada livre.