Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão tem novos membros e novo website
A Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão realizou, no sábado, dia 16 de setembro, o seu Segundo Capítulo. De vários pontos do país, vieram outras confrarias que se quiseram associar à entronização dos primeiros membros não fundadores desta ainda jovem Confraria.
Durante o evento, que aconteceu no Museu de Portimão, teve lugar a entronização das primeiras Confreiras e Confrades ligados direta ou indiretamente à pesca da sardinha, como, por exemplo, o armador e mestre de pesca Fábio Mateus, o mais novo em atividade na região algarvia.
Luís Matos Martins, André Dias, Sandra Gonçalves, Pedro Esteves, Duarte Anjo, Paulo Tavares, Mário de Freitas, Carlos Romão, José Garrancho e Cátia Algarve, prometeram tudo fazer para defender o ambiente, o mar, os seus recursos e usos, em particular a sardinha, Portimão, Algarve e Portugal.
No seu discurso de boas-vindas aos novos Confrades e Confreiras, Júlio Ferreira, Mestre de Pesca da Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão, anunciou ainda que já se encontra disponível para visita o website, com toda a informação sobre a Confraria: www.confrariadasardinha.pt.
Em fase final de produção pelo algarvio Rafael Correia (Sickonce), está o hino da Confraria. O tema, que será dado a conhecer brevemente, tem como base a música ‘Sardinha assada’ do acordeonista portimonense João César, partes da música e a introdução de novos instrumentos, dando um toque de modernidade e contemporaneidade.
A Cerimónia contou, ainda, com a presença e intervenções do Vice-Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, António Cabrita, e do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) Dr. José Apolinário.
O antigo secretário de Estado das Pescas e um dos maiores conhecedores a nível nacional desta atividade, destacou a importância da pesca da sardinha para a região, a importância da Confraria da Sardinha no objetivo de honrar os seus antepassados e deixar este legado aos vindouros, contribuindo para o levantamento, defesa, promoção e divulgação do património cultural, ambiental, histórico e gastronómico da Sardina pilchardus.
A Câmara Municipal de Portimão esteve representada pelo vice-presidente, Álvaro Bila, e a Junta de Freguesia de Portimão pelo Presidente da Mesa da Assembleia, Rui Rosa, dois dos quinze membros fundadores da Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão.