Consultório do Consumidor – DECO: Com o agravamento da pandemia tenho privilegiado a aquisição de produtos na internet. No entanto, ao fazer as minhas pesquisas tenho encontrado produtos de marca a preços muito convidativos. Como sei se são imitação?

Delegação Regional do Algarve


A DECO INFORMA…

A contrafação é uma das atividades mais frequentes de desrespeito da propriedade industrial e consiste em utilizar, como sendo criação sua, a reprodução total ou parcial da criação de outro.

A contrafação é considerada crime, e são punidos tanto o fabrico como a comercialização desse tipo de produtos.

Por vezes, é bastante fácil detetar a contrafação. Já todos vimos produtos em que imediatamente constatámos que era uma imitação. Contudo, outras vezes, a cópia é tão fiel ao original que não é fácil perceber se é ou não um produto contrafeito.

Uma das formas de detetar a contrafação é pelo preço: os produtos contrafeitos são habitualmente bastante mais baratos do que o original. Mas e qual será o problema da contrafação, se estamos a pagar menos por um produto que é praticamente igual a outro muito mais caro?

Em primeiro lugar, os produtos contrafeitos são geralmente de menor qualidade, por isso é provável que o mesmo avarie com mais frequência, que se estrague rapidamente, que não funcione tão bem como o original, acabando por ser um mau negócio. Lembre-se de que os produtos contrafeitos, por serem ilegais, não são sujeitos a controlo por parte de entidades especializadas, o que significa que podem ter defeitos que põem em risco a sua segurança e saúde.

A este propósito, a DECO Associação promove o projeto ‘Brain Ideas 2.0’, com o apoio do #EUIPO para sensibilizar os mais novos, para reconhecerem o valor e respeitarem a propriedade intelectual, enquanto ferramenta para proteger a criatividade e a inovação.

Proteger o nosso trabalho e respeitar o trabalho intelectual dos outros é cada vez mais importante na vida profissional e privada de todos, pelo que convidamos todos a visitar o nosso site (http://decojovem.pt/brainideas) e a conhecerem a atividades que estamos a desenvolver.

You may also like...

Deixe um comentário