Cantinho da Ciência: Partilhar conhecimento no Natal

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é BIOLOGO-JOÃO-LOURENÇO-1024x683.jpg

João Lourenço Monteiro | Biólogo | Cantinho da ciência

Chega o Natal e ficamos na dúvida sobre que presentes podemos oferecer àqueles que nos são mais próximos. Um livro de divulgação científica é sempre útil e interessante, pois é uma maneira de aprendermos sobre temas algo complexos de um modo acessível. Este ano partilho três sugestões de livros, que escolhi por estarem relacionados com os tempos de pandemia que vivemos e por nos ajudarem a navegar num mar de desinformação.

A primeira sugestão apresenta-se com o título “Neuromitos”, um livro recentemente publicado pela Contraponto, da autoria do professor e neurologista Alexandre Castro Caldas e da neuropsicóloga Joana Rato. Nesse livro, os autores começam por fazer um percurso pela história das neurociências, para contextualizar a origem dos mitos relacionados com o cérebro, e de seguida tentam compreender porque existem, e porque persistem, muitos mitos não só na sociedade como na prática clínica. O leitor irá descobrir as verdades e os mitos relacionados com a gaguez, os canhotos, a aprendizagem de línguas, o uso do cérebro e a inteligência, as demências, o mindfulness, os sonhos ou a diferença entre cérebros masculinos e femininos.

A segunda sugestão é o livro intitulado “Apanhados pelo vírus – factos e mitos acerca da COVID-19”, publicado pela Gradiva, da autoria de David Marçal e Carlos Fiolhais. Este livro, também recentemente publicado, está dividido em três partes, apresentando o que se sabe sobre esta pandemia até ao momento. Sendo esta uma doença recente, há sempre conhecimento e descobertas novas a serem feitas a todo o momento, como é demonstrado ao longo do livro. Assim, na primeira parte os autores revelam o que se sabe até ao presente e na segunda parte apresentam exemplos da desinformação que tem acompanhado esta pandemia. Por fim, terminam analisando as incertezas e as dúvidas relacionadas com esta doença, assim como os desafios que a mesma traz à ciência e à medicina – que são as únicas ferramentas que temos para regressar à normalidade. 

A terceira sugestão é o livro “Fábrica de Mentiras – viagem ao mundo das fake news”, publicado pela Objetiva, da autoria do jornalista Paulo Pena. Este é um livro essencial para se compreender a propagação de desinformação no mundo digital e a sua apropriação por movimentos de extrema-direita.

You may also like...

Deixe um comentário