Criada Rede Regional de Mercados Locais para dinamização da economia de forma integrada e articulada
Realizou-se, no dia 12 de novembro, o evento de lançamento da Rede Regional de Mercados Locais (RRML).
Durante esta iniciativa, que teve lugar no Mercado Municipal de Silves, foram apresentados os produtos comercializados nos vários mercados municipais que fazem parte do projeto, o que proporcionou, a quem esteve presente, a degustação de petiscos de cada um dos mercados e a familiarização com os alimentos comercializados nestes espaços.
A Sessão de Abertura contou com as intervenções de Tito Coelho, presidente da Junta de Freguesia de Silves; Márcio Viegas, Presidente da Vicentina; Pedro Monteiro, Diretor Regional da Agricultura e Pesca do Algarve e José Apolinário, Presidente da CCDRAlg – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
Na ocasião, destacaram-se os circuitos curtos e os recursos endógenos como fatores de desenvolvimento e dinamização dos mercados locais enquanto espaços de representação identitária.
Francisco Sarmento, especialista em Sistemas Alimentares Territoriais, foi orador de uma conferência sobre a temática, durante a qual explicou a importância de incentivar as pessoas a consumir produtos locais e da época.
Aura Fraga, responsável pelo projeto Rede Regional de Mercados Locais, explicou o trabalho desenvolvido pela Vicentina, acentuando a importância do trabalho em cooperação que a constituição desta rede vai permitir.
Nuno Tenazinha, Fundador da Kobu Agency, apresentou a identidade visual do projeto.
À sessão de assinatura do protocolo de constituição da RRML seguiu-se a intervenção de Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves.
A Rede Regional de Mercados Locais junta em parceria protocolada os municípios detentores dos Mercados Municipais e as Juntas de Freguesia, cuja gestão dos mercados está protocolada com a respetiva Câmara Municipal e a Associação Vicentina na qualidade de entidade coordenadora da parceria, fazendo, assim de elo entre todos os parceiros, no âmbito da Rede.
Esta rede pretende contribuir para a dinamização da economia local, com enfoque na valorização dos mercados locais, dos produtos de qualidade e do comércio local, de uma forma integrada e articulada.