Cristiano Cabrita: elogia Luís Montenegro (3ª parte)
Chegou a ser apoiante de Rui Rio. Mais tarde escolheu Montenegro. Como foi este processo?
Em 2019 havia dois candidatos à liderança do PSD: Rui Rio e Santana Lopes. Achei que o melhor líder seria Rui Rio e fui seu diretor de campanha no Algarve. Ganhámos as eleições. Depois disso, só voltei a apoiar uma pessoa: Luís Montenegro. Apoiei-o na primeira vez que foi a eleições e não ganhou. Mais tarde não apoiei ninguém nas diretas entre Rui Rio e Paulo Rangel. Na eleição seguinte, voltei a apoiar Montenegro. Os meus apoios são sempre por convicção e acho que vai ser um excelente primeiro ministro.
Porque acha isso?
Tem o que Portugal precisa. Só necessita de ter espaço para que as pessoas conheçam a sua capacidade de fazer. Está muito bem preparado em vários ‘dossiers’, tem experiência política, sensibilidade, percurso autárquico, esteve na Assembleia da República e conhece o país. É preciso deixá-lo trabalhar para implementar as suas ideias. Acredito que o país será diferente para melhor nos próximos anos.
Quais considera ser as maiores virtudes do atual primeiro-ministro?
É uma pessoa de muitas convicções e bastante assertivo. É difícil fazê-lo mudar de ideias. É alguém que tem visão, segurança e vontade de fazer. Hoje em dia, na política, os caminhos são difíceis de trilhar, porque por vezes as pessoas desviam-se daquilo que são as convicções e o objetivo final.
Ele olha para o Algarve?
Essa é uma das razões porque estou na Comissão Política Nacional. Luís Montenegro teve esse respeito pelo Algarve. A seguir às eleições diretas fui transmitindo-lhe os principais problemas da região e ele foi sempre acompanhando de perto. Está a desenvolver esforços na questão da saúde e da água. Quando esteve cá em campanha afirmou que o problema não era a falta de água, mas a forma como se gere. É evidente que temos pouca capacidade de retenção da água que cai no Algarve. Ele falou com os agricultores, com Macário Correia e ficou a conhecer os problemas no terreno. Está ciente dos nossos problemas e vai procurar ajudar a resolvê-los.