‘Desidério por Albufeira’ relança ex-autarca na corrida à Câmara
Desidério Silva apresentou esta quarta-feira, 10 de março, o movimento independente que concorrerá às próximas eleições autárquicas em Albufeira, do qual é cabeça de lista à Câmara Municipal.
O movimento ‘Desidério por Albufeira’ defende uma nova “dinâmica, uma intervenção mais humana e solidária”, além de uma renovação da oferta.
No seu discurso de apresentação, o ex-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, órgão autárquico ao qual se volta a candidatar, recordou que “decorria o ano de 2012”, quando finalizou as suas funções como presidente daquela autarquia, e que a 11 meses de novas eleições e por impossibilidade legal de se candidatar a um novo mandato, decidiu aceitar o desafio de liderar a Região de Turismo do Algarve.
“Aceitei porque sentia que, enquanto presidente do Turismo do Algarve poderia ter um papel mais interveniente em nome da nossa região, e também em nome de Albufeira, pela importância inquestionável da indústria turística no nosso concelho”, disse.
Justifica que, nessa altura, como aquele concelho representa 40 por cento do total das camas turísticas da região, sentiu que “poderia continuar a lutar pela economia e pelo desenvolvimento” do concelho. “Não saí de Albufeira, mas continuei a trabalhar por ela, destacando a sua importância no contexto turístico regional e nacional”, acrescenta.
“Desde que terminei as minhas funções públicas em julho de 2018, tenho sido um munícipe ainda mais atento e preocupado a tudo o que se passa em Albufeira. São 25 anos da minha vida dedicados à causa pública, onde abracei de corpo e alma todos os projetos a que me propus, quer no Movimento Associativo, quer na presidência da Câmara de Albufeira, quer na presidência da Região de Turismo do Algarve”, afirma.
“A experiência adquirida permitiu-nos analisar as coisas de outro modo e entendi que
25 anos de tanto trabalho, com honestidade e competência, não deveriam ser
colocados na prateleira, porque ainda há tanto por fazer”, justifica.
Quanto ao movimento, Desidério Silva falou sobre a atualidade, afetada pela pandemia, que exige que todos sejam mais humanos e solidários, que haja uma atenção maior às pessoas, ainda mais num concelho que está dependente do turismo, atividade que sofre com intensidade os efeitos do confinamento.
“Albufeira precisa de uma dinâmica nova, de uma intervenção mais humana e solidária, necessita sobretudo de renovar e reinventar a sua oferta (turística e não só)”, afirmou.
O candidato defende, portanto, mais identidade, mais cultura, melhores espaços públicos, uma estratégia global, o reforço entre a ligação do litoral ao barrocal, uma inetrligação entre todas as Juntas de Freguesia.
Entre as prioridades encontra-se a revisão dos intrumentos de ordenamento do território, como o Plano Diretor Municipal e os Planos de Urbanização e Pormenor, para criar mais condições para a implementação de outras indústrias não poluentes e criação de investimentos com mais emprego. A habitação e fixação de residentes terá que ser outra das prioridades, na sua prespetiva.
“Temos que implementar políticas de apoio para combater a sazonalidade, temos que criar novos atrativos turísticos na área do lazer, do desporto e da cultura, de forma a que não tenhamos só a praia para oferecer. Albufeira tem que ser dignificada e valorizada, não podemos parar no tempo e deixá-la ficar para trás”, argumenta Desidério Silva.
“Por tudo isto, desenvolvemos um grande movimento de cidadãos e cidadãs independentes que não se revêm num partido político. Os partidos são importantes, mas não são tudo. A nossa liberdade é reforçada a partir do momento em que nos deixam de impor e a partir do momento em que somos livres de escolher a nossa equipa. A responsabilidade, essa, será sempre enorme, perante o orgulho de poder servir a nossa
população”, declarou.
O ex-autarca, eleito na altura pelo Partido Social Democrata (PSD) à Câmara, apresentaassim uma lista de um movimento que pretende concorrer à Câmara, à Assembleia, à União de Freguesias de Albufeira e Olhos de Água, e às Freguesias de Ferreiras, Guia e Paderne.