EB 2,3 Diamantina Negrão de Albufeira foi requalificada e ampliada

Créditos: CMA / Rui Gregório

O Município de Albufeira inaugurou, no dia 1 de junho, as obras de remodelação e ampliação da Escola Diamantina Negrão.

A data, coincidente com as celebrações do Dia Mundial da Criança, não poderia ter sido melhor pensada – “Que melhor presente poderíamos dar aos nossos alunos e à restante comunidade educativa da escola, que não fosse melhorar as condições para que os jovens possam aprender e os professores ensinar com dignidade e qualidade?”, questionou José Carlos Rolo no decurso da cerimónia.

O dia ficou marcado pela alegria e pela promessa que o Executivo está de olhos postos na Educação e promete continuar a investir no melhoramento e alargamento do Parque Escolar do concelho. 

O presidente da Câmara Municipal recordou que, “há 20 anos, tínhamos todas as escolas em regime duplo, o que comportava uma enorme sobrecarga, com a escola a funcionar continuamente, o que fazia com que não houvesse espaços disponíveis para atividades extracurriculares e para a socialização dos miúdos”. José Carlos Rolo aproveitou para destacar que “a Escola não passa apenas pelos conhecimentos académicos, depende também, e muito, das aprendizagens que se fazem em comunidade e no grupo de brincadeiras e nós, os adultos, temos a responsabilidade de zelar por deixarmos uma  geração melhor e mais tolerante”. 

Aquando da crise de 2009, perdemos muitas crianças e ficámos com salas vazias, mas de um momento para o outro a população começou a crescer e vimo-nos obrigados a encontrar soluções, nomeadamente a construir mais escolas e a ampliar outras para que mais crianças pudessem frequentar o ensino oficial no nosso concelho, sublinhou o autarca.

“Neste momento, continuamos na fase de crescimento, pelo que se prevê o lançamento de mais uma série de novas obras,  entre as quais a ampliação do Jardim de Infância de Ferreiras, as Escolas Secundária e Francisco Cabrita e vários Jardins de Infância (Correeira, Vale Rabelho, Caliços, entre outros equipamentos escolares), projetos que faremos avançar logo que haja financiamento, sendo que esperamos contar com algumas verbas do PRR”. 

Refira-se que a Empreitada de Remodelação e Ampliação da EB2,3 Diamantina Negrão, que arrancou em outubro de 2020, envolveu duas fases: a primeira consistiu na construção de um novo bloco escolar com mais sete salas de aula (4  laboratórios, 1 sala de TIC, 1 sala destinada aos cursos de CEF – Educação e Formação para jovens, 1 sala de aula normal), a retirada de todo o amianto existente nas coberturas da escola e a construção de um campo exterior destinado à prática do basquetebol.

A segunda fase envolveu a ampliação do Pavilhão Desportivo pré-existente, com colocação de pavimento de madeira e a criação de uma nova sala, ampliação dos balneários, implementação de um novo sistema de aquecimento de águas, construção de mais um pavilhão de raiz e ampliação da cozinha.  

O valor das obras ascendeu a 2,4 milhões de euros, investimento em parte suportado pelos Fundos do Portugal 2020 em cerca de 40 por cento. 

You may also like...

Deixe um comentário