Edição 5 da revista ALVA destaca a gastronomia da caça em Portugal

Créditos fotográficos: restaurante Mato à Vista

A quinta edição da revista ALVA acaba de ser lançada pela Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses – CNCP.

Como habitualmente, a publicação abre com um editorial assinado por Vítor Palmilha, presidente da CNCP. Por se tratar do último número de 2023, o responsável aproveita para fazer um balanço do que foi feito no setor durante este ano.

O dirigente considera que a intervenção por parte do poder central ficou aquém do necessário. “Num ano de seca, em que as espécies não se reproduziram e em que o número de peças de caça foi bastante inferior ao desejável, era fundamental que o Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Gestão das Zonas de Caça tivesse sido concretizado. Estamos no final de 2023 e esse mesmo apoio não passou de promessas”.

Vítor Palmilha fala também de algumas matérias que, no seu entender, merecem a atenção do governo que será eleito a 10 de março. Por exemplo, no plano fiscal, considera ser “fundamental que se pondere a abolição da taxa exigida às zonas de caça. São territórios onde o Estado não tem qualquer intervenção”.

Nesta edição, a reportagem é sobre a gastronomia da caça em Portugal e visa perceber, entre outros aspetos, se este tipo de comida é devidamente valorizado. Este trabalho conta com o contributo de donos de restaurantes e chefes de cozinha, bem como de Fátima Moura, autora do livro ‘A Caça em Portugal – Sustentabilidade e Gastronomia’, editado pelos CTT.

O artigo de opinião é escrito por Rui Pombo, Diretor Regional de Conservação da Natureza e das Florestas de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o qual aborda a importância da caça para o equilíbrio dos ecossistemas e como fator de desenvolvimento socioeconómico.

O entrevistado é Joaquim António Faustino. Além de enumerar os vários constrangimentos com que os caçadores se deparam hoje em dia, o presidente da OESTECAÇA sublinha as vantagens inerentes à prática da atividade.

Na secção roteiros, a proposta, desta vez, é uma descoberta ao concelho da Mealhada, que tem muitos atrativos, além do bom vinho e do leitão.  

A revista ALVA visa dar a conhecer os agentes, as atividades, as entidades e os territórios cinegéticos, e a sua importância socioeconómica para o país. A publicação está disponível online nesta página e, quem desejar recebê-la por e-mail, só tem de preencher este formulário

You may also like...

Deixe um comentário