Edil de Vila do Bispo (PS) poderá candidatar-se pelo PSD
09
O socialista Adelino Soares, a quem a Comissão Política Concelhia de Vila do Bispo do PS retirou a confiança em maio de 2015, conta, para já, com o apoio do empresário Sousa Cintra e de Ângelo Correia, um histórico do PSD, para concorrer à câmara municipal como independente pelos sociais-democratas. Os militantes no concelho nem querem ouvir falar nesse cenário, numa altura em Valentim Rosado, que foi presidente ‘laranja’ do executivo camarário de Lagos, já anda no terreno para formar listas.
José Manuel Oliveira
As próximas eleições autárquicas, que terão lugar em outubro de 2017, já agitam o concelho de Vila do Bispo, onde o atual presidente da câmara municipal, o socialista Adelino Soares, poderá recandidatar-se ao cargo quer pelo seu partido, apesar de a Concelhia lhe ter retirado a confiança política em maio de 2015, considerando-o “prepotente” e “irresponsável”, como pelo PSD, neste caso na condição de independente, segundo apurou o ‘site’ da revista Algarve Vivo.
Nesse surpreendente cenário, até conta com a colaboração do antigo presidente da Câmara de Lagos, o social-democrata Valentim Rosado, que, de resto, já está no terreno a estabelecer contactos para apoios e formação das listas aos vários órgãos autárquicos em Vila do Bispo, numa altura em que ele próprio se perfila como candidato à Assembleia Municipal.
SOUSA CINTRA E ÂNGELO CORREIA
O empresário Sousa Cintra, que tenta a prospeção de petróleo na costa vicentina e em Tavira, e Ângelo Correia, antigo ministro da Administração Interna e um histórico do PSD, considerado há anos o principal conselheiro de Pedro Passos Coelho na liderança do partido, são outras figuras que agora surgem em apoio a Adelino Soares.
Para já, como confessou numa recente tertúlia de amigos em Vila do Bispo, o edil mostra-se “confiante” de que o secretário-geral do PS, António Costa, confirme a estratégia nacional do partido de reconduzir como candidatos, em 2017, todos os presidentes de câmara que não estejam no terceiro mandato por ser incompatível com a lei (Adelino Soares está a cumprir o segundo), salvo se houver algum problema a envolver esses autarcas. Contudo, caso o desfecho acabe por não lhe ser favorável, devido à oposição da Comissão Política Concelhia de Vila do Bispo dos socialistas, Adelino Soares já admite “outras soluções” ao candidatar-se, na qualidade de independente, pelo PSD, como referimos.
Apesar da tentativa de contacto com questões colocadas por mensagem escrita para o seu telemóvel, não foi possível ao ‘site’ da revista Algarve Vivo registar a sua versão.
PSD DE VILA DO BISPO RECUSA APOIAR ADELINO SOARES
Militantes e autarcas sociais-democratas recusam apoiar Adelino Soares. “Depois de passarmos anos a criticar a sua gestão na Câmara de Vila do Bispo, não podemos vir dizer, agora, que afinal está tudo bem… Isso seria um contra senso”, reagiu, ao ‘site’ da revista Algarve Vivo, um deles. Já um outro afiançou que deixará de ser militante do PSD se o socialista Adelino Soares encabeçar a lista à presidência daquela autarquia por este partido.
“ESTAMOS NA FASE DE DIAGNÓSTICO”, DIZ LÍDER DO PSD/AGARVE
Por seu turno, David Santos, presidente da Comissão Política Distrital de Faro do PSD, em resposta por ‘email’ a várias questões colocadas pelo ‘site’ da revista Algarve Vivo, foi lacónico ao referir que “ainda não estamos na fase de apresentação de candidaturas às Autárquicas de 2017.” “Estamos na fase de diagnóstico e tudo o que se possa dizer não passará de especulação. É hora de avaliar o que se passa em cada um dos 16 concelhos, em relação direta entre as Comissões Políticas de Secção, a Comissão Política Distrital e os eleitos locais”, concluiu aquele dirigente social-democrata.