Escolas algarvias recolhem mais de 11 toneladas de resíduos elétricos
A Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, voltou a ser o destaque de mais uma edição da iniciativa Escola Electrão, com a recolha de perto de quatro toneladas de resíduos elétricos, pilhas e baterias.
No distrito de Faro, os estabelecimentos de ensino algarvios angariaram 11285 quilos de equipamentos usados durante a oitava edição da campanha promovida pela Associação de Gestão de Resíduos, o Electrão, que decorreu no ano letivo 2019/2020 que agora terminou.
Os prémios atribuídos às escolas vencedoras permitem melhorar as condições do estabelecimento e entre as recompensas, conforme explica a organização, estão microscópios, impressoras, computadores, videoprojectores e tablets.
Neste ano, a iniciativa envolveu mais de 350 escolas de todo o país, incluindo ilhas, nas quais foram recolhidas cerca de 125 toneladas de equipamentos usados.
“Numa edição que contou com muitas novidades e que foi concluída já durante o período de confinamento, com a grande maioria das escolas encerradas, os resultados obtidos superaram as expectativas e reforçam a importância da sensibilização para a separação de resíduos junto dos mais jovens”, assinala a organização.
Uma das novidades foi o Quiz Electrão, um jogo digital, inovador e pedagógico, que permitiu envolver os alunos num debate sobre temas essenciais como reciclagem, valorização de resíduos, recursos naturais e prevenção de incêndios. Nas contas finais o Eletrão revela que foram jogados 6251 jogos de tabuleiro e travadas 3059 batalhas, uma modalidade que permitia criar competições entre os alunos da turma ou da escola. Aliás, este ano, a pontuação de cada escola no Quiz contribuia também para a atribuição dos prémios finais.
A Associação ofereceu também às escolas o livro ‘Electrão? Conheço bem, muito obrigado!’ que, destinado aos alunos do 2º ciclo, mostra a importância da separação dos resíduos, da reciclagem e o impacto que a população tem para o ambiente.