Espetáculos desafiam a gravidade em Portimão
A artista francesa Chloé Moglia vai protagonizar duas atuações distintas, sob produção da companhia Rhizome, nos dias 20 e 21 deste mês, em Portimão. Estes espetáculos de novo circo prometem desafiar a gravidade.
Em ambos os dias, na zona ribeirinha de Portimão, pelas 19h00, acontece o espetáculo a solo “Horizon”, durante o qual “Chloé se suspende e a tudo o que a rodeia para provocar uma nova perspetiva, restando apenas o seu corpo, uma estrutura metálica, o ar e a gravidade”, refere a câmara.
E acrescenta que, “como um espelho sonhador e poético, “Horizon” leva os espetadores a 7 metros acima do solo, para um momento sobre-humano e sobrenatural”.
Já em “La Spire”, algumas mulheres “habitarão uma imensa espiral, ao mesmo tempo leve e monumental, formando três laços sucessivos com 7 metros de diâmetro e 18 de comprimento, onde inventam jogos e ligações”.
Com início pelas 21h30, em ambos os dias, este espetáculo foi imaginado como um desenho traçado no espaço e, segundo a autarquia, “vai encher de espanto e admiração quem se deslocar à Praça 1º de Maio, em frente ao edifício dos Paços do Concelho de Portimão”.
“La Spire” nasceu do desejo de Chloé em implantar a suspensão no cenário de um céu partilhados por todos e imaginado pela artista circense como uma estrutura-escultura, ao mesmo tempo leve e monumental, na qual evoluirão as trapezistas Mathilde Van Volsem, Fanny Austry, Mélusine Lavinet-Drouet, Anna Le Bozec, Océane Pelpel, Noëmie Bouissou e Hanna de Vletter.
Estes espetáculos são de acesso gratuito e integram a programação artística do centenário da cidade, preparada pela Lavrar o Mar – Cooperativa Cultural, sob organização da Câmara Municipal de Portimão.
A realização de “La Spire” obriga ao corte da circulação automóvel na Rua do Pé da Cruz, entre a interseção com a Rua João da Cruz e a rotunda junto ao acesso ao parque de estacionamento subterrâneo, nos dias 20 e 21 de setembro, das 20h00 às 22h30.