Espírito natalício vai espalhar-se por toda a cidade de Portimão

A cidade de Portimão prepara-se para se transformar, mais uma vez, numa autêntica Vila Natal, entre os dias 1 de dezembro e 6 de janeiro, com diversos núcleos de atração.

Sob o mote ‘Portimão – Um Sonho de Natal’, o programa arranca no feriado do 1.º de Dezembro, quando o Pai Natal chegar pelas 17h00 à antiga Lota, situada na zona ribeirinha de Portimão, para inaugurar a Fábrica de Brinquedos acompanhado pela Mãe Natal e os seus duendes.

Segue-se desfile com cerca de uma centena de figurantes em direção à Praça Manuel Teixeira Gomes, onde será inaugurada a Casa do Pai Natal, dirigindo-se o cortejo até à Praça da República, em pleno centro histórico de Portimão, para a inauguração da Pista de Gelo com 200m2, do Palco Natal e da iluminação natalícia, com destaque para o Planetário imersivo com tecnologia LED.

Muita animação em diversos pontos da cidade

Até 6 de janeiro, vão ser 37 dias cheios de atrações em vários polos, para além da Praça da República, como são os casos do Jardim 1.º de Dezembro, com o Mercadinho de Natal e os seus dez stands ocupados por artesãos locais, e da Praça Manuel Teixeira Gomes, cenário da Casa do Pai Natal e apeadeiro do Comboio de Natal, que circulará na ‘baixa’ de Portimão, sem esquecer o Largo da Mó, com o habitual Presépio em tamanho real, e os desfiles temáticos que aos sábados percorrerão algumas das principais artérias da parte antiga da cidade, passando igualmente por Alvor, no dia 17, e pela Mexilhoeira Grande, a 19 de dezembro. 

Destaque para o Palco Natal da Praça da República, que aos fins de tarde receberá meia centena de espetáculos, entre artes circenses, poesia, música, dança, magia, teatro, fantoches e palhaços, protagonizados por cinco centenas de artistas, cerca de 80 por cento dos quais residentes ou naturais de Portimão, e onde se incluem os alunos de diversas escolas do concelho e grupos locais que aí poderão revelar os seus talentos.

De referir também a Fábrica do Pai Natal, instalada na antiga Lota, palco de atividades criativas e pedagógicas com várias oficinas e ateliers, a Hora do Conto, a confeção de bolachas de Natal, técnicas sobre como embrulhar presentes e muito mais. Haverá também neste espaço o ‘Recreio de Natal’, composto por espaços de diversão e equipamentos diferenciados para cada faixa etária, com diversos insufláveis e carrosséis.

Apoio às famílias e incentivo ao comércio

À semelhança do que sucedeu no ano passado, o Município de Portimão vai entregar 7.400 vales de compras às crianças e jovens do pré-escolar e dos 1.º, 2.º ciclo e 3.º ciclos de ensino do concelho, no montante de 111.000 euros.

Serão três vales com o valor unitário de 5 euros, num total de 15 euros por aluno, a distribuir pelos cinco Agrupamentos de Escolas do concelho, que podem ser descontados até 31 de março de 2024 na rede de lojas e serviços aderentes.

Para além deste apoio, que integra a campanha ‘Valorizar o Comércio Local’, quem fizer compras entre 1 de dezembro e 19 de fevereiro de 2024 nas lojas aderentes de comércio, serviços e restauração, habilita-se a ganhar vales para novas aquisições, no valor de 25, 50 e 100 euros, num total de 30.000 euros.

A campanha dirige-se a pessoas a partir dos 18 anos, que receberão cupões por cada compra de valor igual ou superior a 10 euros, habilitando-se assim aos sorteios agendados para 13 e 27 de dezembro, 10 e 24 de janeiro, e 7 e 21 de fevereiro.

As lojas participantes encontram-se devidamente identificadas com um dístico que exibe o logótipo da campanha ‘Valorizar o Comércio Local’, que resulta da parceria estabelecida entre o Município de Portimão e a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, a Associação Portimonense do Comércio e Serviços e a Associação Turismo de Portimão.

Em termos globais, o Município de Portimão destinou 141.000 euros para esta campanha, visando apoiar as empresas locais e as famílias.

You may also like...

Deixe um comentário